Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Apple Music Classical é lançado para o iOS

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 28 de Março de 2023 às 16h45

Link copiado!

Alveni Lisboa/Canaltech
Alveni Lisboa/Canaltech
Tudo sobre Apple

A Apple lançou o aplicativo Music Classical na loja virtual do iPhone nesta terça-feira (28). O serviço de streaming dedicado à música clássica era previsto para o ano passado, mas só desembarcou agora.

O aplicativo oferece uma interface mais direta que o Apple Music original, voltado para quem prefere o gênero clássico, sem distrações de outros estilos ou de podcasts. É possível pesquisar por compositor, obra, maestro, número de catálogo e outros detalhes.

Continua após a publicidade

A diferença do app é o total suporte a reprodução em alta qualidade, para valorizar as nuances do gênero musical, e milhares de álbuns exclusivos. O Classical também oferece biografias de compositores e informações extras sobre cada música.

Há suporte para áudio sem perdas (Loseless Audio) de até 24 bits e 192 kHz em todo o serviço. O programa possui um catálogo exclusivo para quem curte o Spatial Audio, com adição de álbuns novos todas as semanas, à medida que gravações lendárias são remasterizadas para o formato.

Um app para amantes da música clássica

O software já chega ao mercado com 700 listas de reprodução criadas pela Apple, o que seria suficiente para proporcionar mais de 800 anos de música. A companhia ainda planeja adicionar mais para atender a todos os gostos.

Continua após a publicidade

Segundo a Maçã, os pouco familiarizados com o gênero podem começar a escutar pelos guias de áudio The Story of Classical. Esse recurso combina obras-primas selecionadas com explicações de especialistas sobre os compositores, períodos históricos, instrumentos usados e terminologia adotada.

Quem já é fã, poderá conhecer bastidores das gravações e curtir comentários dos principais artistas da música clássica atualmente. Cada faixa tem alguns comentários em áudio para engrandecer a experiência.

O que tem no Apple Classical?

Continua após a publicidade

O Apple Music Classical deve exibir toda semana uma playlist chamada Hidden Gems, com verdadeiras pérolas do estilo clássico que nem todos conhecem. Será uma maneira de ajudar na descoberta de artistas menos conhecidos, afinal não é nada fácil brigar por audiência com gênios como Bach e Beethoven.

A promessa da Gigante de Cupertino é trazer regularmente conteúdo e gravações exclusivas, diretamente das principais orquestras do mundo. Estão previstas a exibição de apresentações ao vivo como parte da programação do Today at Apple, já a partir do próximo mês.

O app fez uma parceria com instituições clássicas para adicionar tais materiais. A Orquestra Filarmônica de Berlim, o Carnegie Hall, a Orquestra Sinfônica de Chicago, a Orquestra Sinfônica de Londres, o Metropolitan Opera e a Filarmônica de Nova York são alguns exemplos.

O que é o Apple Music Classical?

Continua após a publicidade

O Apple Music‌ Classical é considerado o sucessor do Primephonic, um serviço de streaming de música clássica que a Apple adquiriu em 2021. Quando houve a compra, a companhia tratou de tirar o serviço do ar, o que deixou muitos fãs chateados.

A promessa era retornar de maneira aprimorada e com um novo nome em 2022. O projeto demorou mais do que o esperado, mas agora pode ser usado por usuários com o iOS 15.4 ou superiores instalados no iPhone.

Como baixar o Music Classical?

Interessados já podem fazer o download gratuito na App Store do iPhone. É necessário possuir uma assinatura do serviço de streaming Apple Music ou Apple One para ter acesso a mais de cinco milhões de músicas clássicas.

Continua após a publicidade

O Music Classical está disponível em inglês, espanhol, francês, italiano, holandês e português do Brasil. A Maçã pretende lançar duas novas versões em breve: uma para Android e outra para o macOS, mas ambas ainda não tem uma data prevista.