Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

App Google Play Movies será descontinuado em smart TVs de diferentes marcas

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 13 de Abril de 2021 às 12h05

Link copiado!

Reprodução/XDA Developers
Reprodução/XDA Developers

O Play Movies & TV, a plataforma do Google para a distribuição de filmes e séries, deu os primeiros sinais do seu fim: a gigante encerrará o suporte para o app em TVs das marcas LG, Samsung eVizio e no dongle Roku no 15 de junho deste ano.

Tal movimentação já era esperada. No ano passado, o Google anunciou o Google TV e expandiu o seu alcance ao longo do ano, reservando sua estreia em smart TVs Sony e TCL ainda para 2021. Eventualmente, a grande interface substituiria o braço da Play Store responsável pela venda e locação de filmes em smart TVs — oferecendo mais recursos, melhor integração com outros serviços de streaming e outros extras interessantes.

No comunicado de encerramento, o Google informa que o resgate de compras e locações no Play Movies & TV deve ser feito a partir do YouTube. Ademais, se nenhuma das marcas citadas não for o seu caso, não tenha pressa, este não é o fim definitivo do serviço — pelo menos por ora. É normal que apps sejam finalizados para dar lugar a outros, mas esse processo costuma ser gradativo para que o impacto na base de usuários seja mínimo.

Continua após a publicidade

Como será a transição para o Google TV?

Não está clara qual é a estratégia do Google neste momento. O comunicado não cita, por exemplo, se dispositivos com Android TV, iOS e Apple TV continuarão com o app Play Movies & TV, perdendo o suporte apenas em outra data — mas somente futuros pronunciamentos confirmarão essa hipótese.

Sem o Play Movies & TV, os consumidores que adquiriram ou alugaram filmes ainda poderão acessá-los por meio do YouTube, mas por lá ele perde o suporte para resolução 4K HDR, visto que a plataforma de streaming está “um pouco atrás” do falecido app em algumas distribuições.

Continua após a publicidade

Para compensar o transtorno, o comunicado enviado aos consumidores foi acompanhado por um cupom promocional que vale um filme gratuitamente. Além disso, vale mencionar que compras feitas pelo YouTube não são compartilhadas entre contas Google de uma mesma família.

Fonte: 9to5Google