App da IA Gemini para Android já está disponível no Brasil
Por Bruno De Blasi • Editado por Douglas Ciriaco |
Os brasileiros já podem instalar o app do Google Gemini em celulares Android. O Canaltech confirmou que a empresa liberou o download do aplicativo em português na Play Store, dando fim à “gambiarra” de instalar a plataforma através do arquivo APK. Com a disponibilidade do app, os usuários ganham a possibilidade de definir o chatbot como assistente digital padrão no lugar do Google Assistente.
Em nota, o Google afirmou que está "começando a disponibilizar gradualmente o app do Gemini de forma mais ampla e estamos empolgados que as pessoas comecem a usar o Gemini em seus telefones em cada vez mais idiomas".
App do Gemini no Brasil
A liberação do aplicativo no Brasil foi descoberta pelo Canaltech na manhã desta quarta–feira (24). Durante os experimentos, conseguimos instalar o aplicativo em dois celulares com Android no Brasil, ambos através da Play Store (play.google.com).
Antes, só era possível instalar a plataforma pela loja de apps do Google se estivesse nos Estados Unidos e em outros países com suporte. Para usá-lo no Brasil, era necessário realizar um processo paralelo ao utilizar o APK do aplicativo.
No entanto, nem todas as pessoas receberam o aplicativo ao mesmo tempo, pois o Google está disponibilizando o Gemini em fases no Brasil. Ainda não se sabe quando a plataforma chegará a todos os usuários brasileiros.
Sai Assistente, entra Gemini
O aplicativo do Gemini também permite defini-lo como assistente digital padrão no Android. Essa medida permite trocar o Google Assistente pelo chatbot com IA para fazer perguntas, pedidos e mais através de comandos de voz.
O procedimento de substituição acontece ao abrir o aplicativo pela primeira vez. Nesse momento, o serviço abre a página "Mude do Google Assistente para o Gemini" e mostra as vantagens e desvantagens da migração.
Ao optar pela alteração, o Android passa a priorizar o Gemini nos atalhos para acionar o assitente digital. É o caso de comandos, como segurar o botão de início ou lateral, além de outros gestos definidos pelas fabricantes.
Cabe ressaltar que a mudança é opcional — ou seja, ninguém é obrigado a definir o Gemini como padrão por agora. Além disso, se mudar de ideia, você pode alterar as configurações ou desinstalar o aplicativo do chatbot do seu celular ou tablet.
Atualizado na quinta-feira (25), às 16h37, para ressaltar que o aplicativo está sendo liberado gradualmente no Brasil, segundo o Google.