Android 12 | Painel dedicado aos games começa a ganhar forma em nova versão Beta

Android 12 | Painel dedicado aos games começa a ganhar forma em nova versão Beta

Por Igor Almenara | Editado por Douglas Ciriaco | 18 de Março de 2021 às 11h05
Reprodução

O Android 12 aprimorou o primeiro painel dedicado a games nativo do sistema do Google. O menu especial para jogos fornece acesso simplificado a ferramentas de captura — incluindo vídeos —, início de transmissões ao vivo e um contador de quadros por segundo, mas ainda apresenta sinais de que será exclusivo para celulares da linha Pixel, do Google.

Especulava-se sobre o recurso desde as pistas encontradas na primeira versão do Android 12 para desenvolvedores. A distribuição apresentava parte do código relacionado a botões e ícones que remetem a ações rápidas apropriadas para ampliar a experiência durante a jogatina. Na atualização Developer Preview 2, o menu para jogos recebeu melhorias significativas e finalmente apresenta um comportamento mais robusto.

(Imagem: 9to5Google/Reprodução)

A descoberta mais recente foi feita pelo time do site 9to5Google. Por enquanto, o menu ainda apresenta sinais de que está em desenvolvimento e basicamente ocupa toda a tela com quatro botões não muito bem distribuídos e dois quadrados com cantos arredondados cuja finalidade é identificada somente em um deles — abrir transmissões ao vivo no YouTube.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Por sua vez, as opções rápidas são bem alinhadas com as demandas principais de quem está jogando. A sobreposição dispõe alguns botões já conhecidos do Android e adiciona o contador de quadros por segundo, nunca disponível nativamente no sistema do Google e que pode fornecer um feedback rápido sobre a performance do aparelho.

Logicamente, a “Gaming Dashboard” está atrás de soluções alternativas de outras fabricantes — como o menu da MIUI, da Xiaomi, ou o da One UI, da Samsung. Contudo, leva inspirações evidentes e pode receber melhorias ao longo das atualizações até sua devida estreia, que deve acontecer em meados de setembro deste ano.

(Imagem: 9to5 Google/Reprodução)

Na sua descoberta, o 9to5Google ressaltou que a sobreposição estava oculta dentro da pasta com.google.android.systemui, seção normalmente dedicada às funções exclusivas de celulares da linha Pixel. Portanto, não seria uma surpresa se o Google confirmasse a distribuição restrita do recurso ao menos no lançamento.

Ainda assim, o diretório não exclui a possibilidade da “Gaming Dashboard” alcançar outros aparelhos com Android 12 de fora do portfólio do Google. Para confirmar essa suspeita, resta aguardar pelas próximas atualizações e pela apresentação oficial da companhia.

Fonte: 9to5Google

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.