Publicidade

Android 12 | Painel dedicado aos games começa a ganhar forma em nova versão Beta

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 18 de Março de 2021 às 11h05

Link copiado!

Reprodução
Reprodução

O Android 12 aprimorou o primeiro painel dedicado a games nativo do sistema do Google. O menu especial para jogos fornece acesso simplificado a ferramentas de captura — incluindo vídeos —, início de transmissões ao vivo e um contador de quadros por segundo, mas ainda apresenta sinais de que será exclusivo para celulares da linha Pixel, do Google.

Especulava-se sobre o recurso desde as pistas encontradas na primeira versão do Android 12 para desenvolvedores. A distribuição apresentava parte do código relacionado a botões e ícones que remetem a ações rápidas apropriadas para ampliar a experiência durante a jogatina. Na atualização Developer Preview 2, o menu para jogos recebeu melhorias significativas e finalmente apresenta um comportamento mais robusto.

Continua após a publicidade

A descoberta mais recente foi feita pelo time do site 9to5Google. Por enquanto, o menu ainda apresenta sinais de que está em desenvolvimento e basicamente ocupa toda a tela com quatro botões não muito bem distribuídos e dois quadrados com cantos arredondados cuja finalidade é identificada somente em um deles — abrir transmissões ao vivo no YouTube.

Por sua vez, as opções rápidas são bem alinhadas com as demandas principais de quem está jogando. A sobreposição dispõe alguns botões já conhecidos do Android e adiciona o contador de quadros por segundo, nunca disponível nativamente no sistema do Google e que pode fornecer um feedback rápido sobre a performance do aparelho.

Logicamente, a “Gaming Dashboard” está atrás de soluções alternativas de outras fabricantes — como o menu da MIUI, da Xiaomi, ou o da One UI, da Samsung. Contudo, leva inspirações evidentes e pode receber melhorias ao longo das atualizações até sua devida estreia, que deve acontecer em meados de setembro deste ano.

Continua após a publicidade

Na sua descoberta, o 9to5Google ressaltou que a sobreposição estava oculta dentro da pasta com.google.android.systemui, seção normalmente dedicada às funções exclusivas de celulares da linha Pixel. Portanto, não seria uma surpresa se o Google confirmasse a distribuição restrita do recurso ao menos no lançamento.

Ainda assim, o diretório não exclui a possibilidade da “Gaming Dashboard” alcançar outros aparelhos com Android 12 de fora do portfólio do Google. Para confirmar essa suspeita, resta aguardar pelas próximas atualizações e pela apresentação oficial da companhia.

Fonte: 9to5Google