Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Android 12 terá menu dedicado para jogos, sugere prévia

Por| 23 de Fevereiro de 2021 às 09h40

Link copiado!

Mika Baumeister/Unsplash
Mika Baumeister/Unsplash

Nesta segunda-feira (22), uma nova interface voltada para jogos foi encontrada na atual distribuição do Android 12. De posse do novo sistema operacional, desenvolvedores habilitaram o menu para games através de engenharia reversa e descobriram que o Google pretende inserir ferramentas nativas para otimização da jogatina em celulares com SO mais próximos do Android puro.

O menu dedicado ainda não apresenta funcionamento pleno — longe disso, aliás: segundo o programador identificado como Quinny899, responsável pela descoberta, a "Gaming Dashboard" atualmente exibe dois botões não funcionais, sendo um deles dedicado à gravação da tela. Fica claro que a ferramenta ainda está em fases embrionárias de desenvolvimento.

Continua após a publicidade

Na prática, a sobreposição não deve ter proposta muito diferente da oferecida em distribuições modificadas, como a MIUI e One UI. No caso da solução da Xiaomi, a "Otimização para jogos" apresenta informações chave da sessão — como uso de GPU, CPU e quadros por segundo — e garante acesso rápido a ferramentas de gravação, otimização de memória e outros aplicativos, incluindo o WhatsApp e o navegador da companhia. Tudo isso reunido numa barra discreta no canto superior esquerdo da tela na horizontal.

Curiosamente, o menu para jogos estava inserido na classe exclusiva para celulares da linha Pixel; contudo, sua localização pode ser apenas uma preparação para a ferramenta e há a possibilidade de ser realocado para uma biblioteca comum a uma maior variedade de aparelhos em futuras atualizações.

Logicamente, não há previsão para lançamento da “Gaming Dashboard”. A novidade, inclusive, pode nem passar da fase de testes da distribuição para desenvolvedores. Até agora, o Android 12 apresenta menos novidades do que o seu antecessor no mesmo período, mas os melhores recursos parecem estar escondidos em camadas de código do sistema.

Considerando a avalanche de notícias recentes do beta do Android 12, a dica que fica é: continue de olho no Canaltech para acompanhar as maiores novidades do novo sistema operacional até o lançamento — que deve acontecer em algum momento de setembro.

Continua após a publicidade

Fonte: XDA Developers