6 dicas para você proteger seu WhatsApp

TUDO SOBRE

WhatsApp

De acordo com informações liberadas pelo WhatsApp, o mensageiro já conta com mais de 1 bilhão de usuários ativos em todo o mundo. E mesmo com a criptografia do app, com tanta gente utilizando o serviço, dá para imaginar que entre elas há indivíduos mal intencionados que podem colocar a sua segurança em risco. Para garantir a sua tranquilidade e o bom funcionamento do aplicativo, há algumas medidas importantes que você pode tomar para proteger o seu WhatsApp e, claro, os seus dados. Confira:

1. Mantenha o WhatsApp atualizado

Frequentemente os aplicativos demandam atualizações, e com o WhatsApp não é diferente. Os uptades do mensageiro, em geral, servem para a execução de novas funcionalidades, mas também para a correção de possíveis bugs e vulnerabilidades. Por isso, mantendo o app atualizado é possível reduzir os riscos de segurança. 

Outro ponto interessante em manter as atualizações em dia é que os usuários podem acompanhar os relatórios de uso, que disponibilizam informações sobre o uso de dados e de sua proteção.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

2. Utilize a verificação em duas etapas

Para melhorar a segurança de seus usuários, o WhatsApp conta com um recurso chamado "verificação em duas etapas". A funcionalidade permite que você cadastre uma senha extra para que o mensageiro funcione em outros dispositivos. 

Se você quiser ativar o serviço, siga as seguintes etapas: Acesse o WhatsApp > Clique no menu representado pelos três pontinhos no canto superior direito do app > Selecione o botão "Configurações" > Acesse a opção "Conta" > Clique em "verificação em duas etapas" e depois em "ativar". Nesse momento, o aplicativo solicitará a criação de uma senha numérica, que deverá ser digitada quando o app for utilizado em outro smartphone.

3. Coloque uma senha de acesso

Existem diversas ferramentas que permitem que o usuário bloqueie o acesso aos seus aplicativos com senhas. Uma das mais populares é o App Locker, capaz de proteger o smartphone de pessoas curiosas que queiram mexer no aparelho. Utilizando o app, o usuário cadastra uma senha, que será necessária para acessar redes sociais e também o mensageiro.

4. Exiba sua foto de perfil somente para os seus contatos

Nunca se sabe as intenções das pessoas, por isso é possível deixar que apenas os seus amigos visualizem a sua foto de perfil do WhatsApp. Para isso, abra o WhatsApp e acesse o menu do aplicativo, simbolizado pelos três pontinhos no canto superior direito da tela. Depois, clique em "Configurações" > "Conta" > "Privacidade" > "Foto do perfil" e selecione a opção "Meus contatos". 

5. Evite utilizar conexões compartilhadas

Apesar da conveniência, é importante evitar entrar em redes compartilhadas. Infelizmente, há ferramentas que permitem que uma pessoa mal-intencionada acesse o aplicativo de usuários desavisados que estejam acessando a mesma conexão, colocando sua segurança em risco.

6. Fique atento aos golpes

Todos os dias são criados diversos golpes que circulam pelo WhatsApp. Os mais comuns envolvem promoções e prêmios, que fazem milhares de vítimas em todo o mundo. Desconfie sempre dessas mensagens e não clique nos links, que podem ser a porta de entrada para a invasão do seu computador ou smartphone.

Com essas medidas, você reduzirá os riscos de segurança do seu WhatsApp e poderá evitar dores de cabeça desnecessárias. Tem outras dicas para proteger seu mensageiro? Compartilhe com a gente nos comentários!

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.