Publicidade

5 motivos para não usar o WhatsApp GB

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 23 de Julho de 2023 às 14h00

Link copiado!

Reprodução/WhatsAppGB
Reprodução/WhatsAppGB
Tudo sobre WhatsApp

O WhatsApp GB promete ser um app tentador: com essa ferramenta, é possível personalizar o WhatsApp com recursos que não estão na versão tradicional do mensageiro. No entanto, essa ferramenta é uma versão não oficial e pode resultar no banimento da sua conta.

Se você usa o aplicativo, o ideal é desinstalá-lo e voltar a usar a versão oficial do WhatsApp para evitar perder a conta e evitar outros problemas, como falhas de privacidade e exposição a malwares.

5 motivos para não usar o WhatsApp GB

Continua após a publicidade

Colocar a conta em risco é só um dos possíveis problemas — veja outros motivos para não usar a versão “paralela” do Zap.

5. Não está disponível em lojas de apps oficiais

O WhatsApp GB no Android só pode ser instalado por APK e não está disponível em nenhuma loja de app, seja a Google Play Store ou a Amazon App Store (que também não é uma loja oficial do Google, mas é a alternativa mais confiável). Esse processo pode deixar seu celular vulnerável porque não passa pelos mecanismos de segurança das lojas e abre brecha para a instalação de malwares e spywares, por exemplo.

Continua após a publicidade

4. Não é uma versão oficial do WhatsApp

O WhatsApp tem um posicionamento bem direto sobre o uso do mensageiro: é proibido usar aplicativos não oficiais. Quem usa as versões paralelas viola os termos de uso do aplicativo e pode ter a conta temporariamente banida. Além disso, o WhatsApp não pode ser responsabilizado por qualquer problema que venha a acontecer enquanto você usa uma versão não oficial.

3. Coloca a sua privacidade em risco

Se você pretende usar o WhatsApp GB como substituto do WhatsApp, precisa liberar o acesso a vários recursos do seu aparelho, como o microfone, a câmera e os arquivos salvos na galeria. Ao fazer isso, concede dados pessoais a um app de fonte desconhecida e sem nenhuma política de privacidade específica, o que é muito arriscado.

Continua após a publicidade

2. Não usa a criptografia do WhatsApp

O aplicativo oficial do WhatsApp garante a criptografia de ponta a ponta para as conversas, mas isso não significa que o recurso está presente no aplicativo não oficial. Sem essa garantia, o conteúdo das suas conversas pode ficar exposto.

1. Você pode ser banido do WhatsApp

O barato pode sair bem caro: quem continua usando o WhatsApp GB pode ter a conta banida no mensageiro. O Canaltechconsultou o WhatsApp sobre o assunto em 2021 e recebeu a seguinte resposta: "Esses apps não oficiais foram desenvolvidos por outras empresas e violam nossos Termos de Serviço. O WhatsApp não é compatível com esses apps porque não podemos validar as medidas de segurança implementadas por eles".

Continua após a publicidade

Na página de suporte do mensageiro da Meta, a empresa ainda menciona que não há garantia de que dados, localização, mensagens e arquivos “permanecerão privados e seguros” ao usar um app não oficial.

O banimento costuma ser temporário e você pode recuperar a conta quando o cronômetro zerar. Porém, depois disso, é recomendável que você fique com a versão oficial do app.

O que fazer para usar versões diferentes do WhatsApp?

A ideia de personalizar o WhatsApp pode persuadir muitas pessoas, mas é necessário colocar tudo na balança: em troca de um ou outro recurso diferente, você pode perder todo o acesso ao mensageiro.

Continua após a publicidade

Existem algumas maneiras de explorar novas funções sem sair das versões oficiais do Zap, como as opções para ter duas contas no mesmo aparelho. Além disso, você pode instalar o WhatsApp Business para uso pessoal e ter acesso a todas as ferramentas exclusivas do aplicativo.