Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

4 motivos para NÃO usar o TikTok

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 19 de Agosto de 2023 às 12h00

Link copiado!

TikTok
TikTok
Tudo sobre TikTok

O TikTok é uma das redes sociais mais populares do mundo, mas isso não significa que ela é perfeita: há uma série de problemas e defeitos que ainda não foram resolvidos pela plataforma.

4 motivos para não usar o TikTok

Veja alguns motivos que poderiam levar você a se afastar do TikTok:

Continua após a publicidade

4. Vício em redes sociais

O algoritmo do TikTok é muito bom em escolher conteúdos do seu interesse, mas isso pode levar a um "buraco sem fundo": quando você perceber, já gastou dezenas de minutos na rolagem do feed.

Isso cria uma espécie de “vício” em redes sociais comprovado por estudos científicos, pois os vídeos curtos podem ativar neurotransmissores que liberam a dopamina no cérebro e fortalecem uma espécie de sistema de recompensas,. A sensação de prazer imediata é satisfatória, mas pode causar alguns problemas de concentração e ansiedade a longo prazo.

O problema não se limita ao TikTok, obviamente, e a rede social tenta controlar a exposição com mecanismos de tempo de tela. Por outro lado, a plataforma também oferece dinheiro para quem assiste aos vídeos por muito tempo, o que acaba incentivando a prática.

Continua após a publicidade

3. Trends bizarras (e perigosas)

As trends e desafios fazem parte da dinâmica do TikTok, mas existem muitos exemplos nocivos na rede social, principalmente ao considerar o público do app, repleto de crianças e adolescentes. Novamente, isso não é um problema limitado somente a um aplicativo, mas a facilidade de viralização do TikTok vira um fator preocupante nesses casos.

Existem muitos exemplos de desafios perigosos e fatais: um menino de 13 anos faleceu de overdose nos EUA após ingerir muitos comprimidos e uma menina argentina de 12 anos morreu sufocada. Ambos os casos teriam sido motivados por desafios na rede da ByteDance.

Continua após a publicidade

Além disso, muitos conteúdos virais podem trazer desinformação, como foi o caso de uma série de tratamentos odontológicos caseiros não recomendados por dentistas ou do consumo excessivo do medicamento Ozempic, indicado para o tratamento de diabetes, mas popularizado no TikTok como forma de emagrecimento — isso fez com que pacientes ficassem sem a medicação nos EUA.

2. O problema dos dados

O TikTok já foi alvo de denúncias sob acusação de enviar dados dos usuários para o governo chinês e teve que responder às autoridades nos Estados Unidos e na Europa. Além disso, a rede social é alvo de punições e corre risco de banimento nos EUA desde o governo de Donald Trump.

Essas investigações não necessariamente afetam a rotina dos usuários na plataforma, mas não deixam de acender um alerta sobre a transparência do app com relação ao uso dos dados de cada conta cadastrada.

Continua após a publicidade

1. Falta de moderação

Outro problema comum em redes sociais também é encontrado no TikTok: as falhas na moderação de conteúdos criminosos e de discurso de ódio. Muitos grupos “driblam” as diretrizes da comunidade e conseguem publicar materiais nocivos na plataforma.

Uma reportagem do portal Núcleo em julho de 2023 revelou que grupos usam o TikTok para divulgar links relacionados à pornografia infantil. Além disso, um estudo do Institute for Strategic Dialogue relata usuários que usam a rede para divulgar materiais terroristas relacionados ao atentado de Christchurch, ocorrido na Nova Zelândia, em 2019. Em ambos os casos, a moderação da ferramenta mostra problemas para apagar as informações.

Continua após a publicidade

Existem pontos positivos

Apesar dos problemas, o TikTok também pode ser usado de forma muito útil e possui uma interface amigável para pessoas com diferentes faixas de idade e nível de habilidade com a internet. Você também pode conferir 5 motivos para usar a rede social.