Seis anos após o lançamento, Fairphone 2 ainda recebe atualizações do Android
Por Igor Almenara • Editado por Douglas Ciriaco | •

O Fairphone 2, modelo de smartphone lançado no fim de 2015, começou a experimentar o Android 10 Beta nesta semana. Lançado inicialmente com o Android 5, o modelo passará por mais uma atualização de sistema operacional, reforçando o compromisso da Fairphone com produtos duráveis tanto em hardware quanto em software.
- Melhores alternativas aos apps do Google no Android
- Lançado em 2019, Android 10 ainda é o sistema mais popular do Google
Quase oito meses depois de receber o Android 9, o Fairphone 2 prepara mais uma grande atualização. O celular é equipado com o processador Snapdragon 801, componente cujo suporte nem mesmo a Qualcomm se propôs a manter — o último sistema operacional compatível com o chip é o Android 6, também de 2015.
"Nosso Fairphone 2, de 6 anos atrás, será atualizado para o Android 10 — são 7 anos de suporte de software! Uma inovação no setor para um dispositivo Android! Juntamente com a comunidade de código aberto, construímos o sistema operacional", conta a marca, numa tradução livre do tuíte.
Com essa atualização, o Fairphone 2 completa o sétimo ano de suporte da fabricante — patamar nunca alcançado no Android. Nem mesmo o Google, que desenvolve o sistema operacional, investe tanto na manutenção dos próprios dispositivos. Na linha Pixel, a extensão do suporte costuma variar, mas fica em torno dos três anos de atualizações de sistema operacional.
Uma luta contra a fragmentação do Android
O prolongamento do apoio da marca aos dispositivos mais antigos contrasta bastante com o gráfico domínio de mercado de cada versão Android. O Android 10 ainda é mais popular que o Android 11, praticamente dois anos depois da sua estreia em 2019.
Além de ressaltar os hábitos de consumo de boa parcela dos usuários, o gráfico também mostrou que há desinteresse das fabricantes para manter o suporte aos dispositivos mais antigos. O resultado da falta de incentivo também dá para ser sentido nos dados: o Android 9 e o 8 ainda têm presença bastante evidente no gráfico, colaborando ainda mais com a fragmentação do ecossistema do Google.
A Samsung, o Google e a Xiaomi até melhoraram a qualidade da manutenção de dispositivos nos últimos anos, mas nada perto do que a Fairphone está prestes a alcançar. Tamanha quantidade de renovações de sistemas operacionais para um único dispositivo é uma qualidade praticamente exclusiva da Apple, que também mantém um dispositivo de 2015, o iPhone 6S, atualizado até hoje.
Não é fácil para a Fairphone
Sem o apoio da Qualcomm, a Fairphone precisou contornar várias limitações para liberar tantas atualizações para o Fairphone 2: a fabricante recorreu à comunidade do LineageOS, uma ROM alternativa do Android, para continuar a fornecer updates.
Contudo, diferente da maioria dos aparelhos que recorrem ao Lineage OS para ter atualizações complementares, o Fairphone 2 segue sendo aprovado no teste de compatibilidade do Google, o Compatibility Test Suite (CTS), e ainda tem os serviços do Google Play Services (e Play Store) instalados de forma nativa.
Atualização ainda sem data para chegar
O programa de testes do Fairphone 2 está aberto para todos os usuários (participe dele seguindo esse tutorial oficial). A experiência com o sistema em período de testes não deve ser a ideal, então pense nisso antes de atualizar agora. A versão estável do Android 10 para o aparelho tem lançamento previsto para o início de 2022.
Nesta mesma leva, o Fairphone 3 e 3 Plus também recebem a atualização. A dupla foi lançada em 2019, inicialmente com o Android 9.
Fonte: Fairphone, The Verge, Arstechnica