Samsung apresenta a One UI 5, novo sistema baseado no Android 13
Por Igor Almenara • Editado por Douglas Ciriaco | •

A Samsung apresentou nesta quarta-feira (12) a One UI 5, seu sistema operacional construído sobre o Android 13. Focada em entregar uma experiência profundamente personalizável e com claras inspirações no iOS 16, a nova interface da fabricante sul-coreana entregará mais opções de customização visual, automatização e comodidade.
- Samsung libera o Tizen OS para smart TVs de outras marcas
- Samsung atualiza linha de ar-condicionado com recursos smart
Heranças do Google
Como sempre, o sistema operacional da Samsung herda novidades do Android 13. A One UI 5 oferecerá mais opções de cores dinâmicas extraídas do papel de parede para definir o tema do celular — a empresa não entrou em detalhes, mas é possível que sejam até 16 combinações —, permitirá a adoção de cores sólidas e mais.
Uma das heranças mais importantes, porém, está na definição de idioma para cada aplicativo. A configuração possibilitará deixar apps numa língua diferente do celular, uma opção importante para garantir acessibilidade, ajudar o usuário a fugir de traduções ruins ou, quem sabe, praticar um novo idioma.
Tela de bloqueio personalizável
Entre as novidades mais interessantes está a personalização da tela de bloqueio. Usuários poderão definir papéis de parede dinâmicos, que mudam de forma automática com o passar do tempo, incluir vídeos e personalizar a seção com diferentes formatos e fontes para relógio — no geral, algo bem parecido com o que existe no iOS 16.
Pela demonstração no palco da SDC 2022, a implementação da Samsung é um tanto mais simples que a da Apple, mas existem mais opções para disposição de elementos na tela. O relógio, por exemplo, pode ser colocado em outras áreas do display, ou ser colocado no formato analógico.
Stacked Widgets
Quanto à tela inicial, a novidade da Samsung está nos Stacked Widgets. O novo recurso substituirá os Smart Widgets apresentados na One UI 4, mas funcionam de forma semelhante: complementos de tamanho similar podem ser colocados numa mesma área da tela, podendo ser alternados com um gesto.
Essa adição não é lá tão grandiosa, mas pode ser importante para incrementar a usabilidade e a organização de elementos da tela inicial. Uma única área pode apresentar muito mais informação do que antes, poupando o usuário de criar várias páginas para ter acesso ao que precisa.
Rotinas e automatização
Também "inspiradas" no iOS são as Rotinas da One UI 5. A ferramenta permitirá ajustar configurações, preferências de notificações, aplicativos e outros detalhes de forma automática, dependendo da localização ou horário do dia.
A função possibilitará que o celular se adapte às necessidades do usuário, como ter mais foco no trabalho durante dias da semana, dispensar compromissos em momentos de descanso ou iniciar aplicativos de música de forma automática quando for a hora de fazer exercícios físicos.
Além de ajustar volumes e preferências de notificação num instante, as Rotinas também poderão criar restrições de tempo para determinados apps e, com a Bixby, a funcionalidade poderá até responder chamadas e mensagens automaticamente. No futuro, as Rotinas serão ampliadas a todo ecossistema Samsung, incluindo smartwatches e tablets.
Bixby Text Call
A assistente virtual Bixby poderá intermediar chamadas de voz do celular transformando o papo em texto ou o texto em voz — tudo em tempo real. A função permitirá que conversas aconteçam mesmo quando um dos participantes estiver indisponível para ouvir a conversa ou falar em voz alta.
Essa ferramenta, porém, terá disponibilidade limitada neste primeiro momento. O suporte começa na Coreia do Sul e só depois chegará ao inglês e outros idiomas (português brasileiro sequer foi mencionado na apresentação).
One UI 5 e Windows 11
Para incrementar a interoperabilidade no PC, a Samsung e a Microsoft dão sequência à sua longa parceria com mais recursos de conectividade entre o Windows e a One UI. Com o novo sistema operacional, usuários da Samsung poderão editar documentos (como apresentação de slides no PowerPoint) a partir do celular e conferir os mesmos ajustes no computador em tempo real, em total sincronia.
Primeiro, a sincronização entre Windows e One UI serão implementadas em aplicativos Microsoft e Samsung. Contudo, no futuro, ambas as companhias pretendem levar essas funcionalidades para mais programas.
Previsão de lançamento
O lançamento definitivo da One UI 5 está previsto para o final de outubro de 2022. A atualização chega primeiro para a linha Galaxy S22, os únicos aparelhos que podiam participar do período experimental até agora. A empresa não mencionou datas quanto à liberação do sistema para outros modelos.