Publicidade

Samsung libera o Tizen OS para smart TVs de outras marcas

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 11 de Outubro de 2022 às 16h30

Link copiado!

Fábio Jordan/Canaltech
Fábio Jordan/Canaltech
Tudo sobre Samsung

A Samsung anunciou uma parceria com fabricantes de televisores menores, pertencentes à ODM (Original Development Manufacturing), para uso do Tizen OS. Essa é a primeira vez na história que a empresa sul-coreana abre seu sistema operacional de smart TVs para dispositivos de outras companhias.

Segundo a Samsung, novos TVs inteligentes da Bauhn, Linsar, Sunny, Vispera e outras marcas serão lançadas ainda este ano com o Tizen integrado. Esses modelos devem chegar inicialmente a alguns países — Austrália, Espanha, Itália, Nova Zelândia, Turquia e Reino Unido —, mas podem ser expandidos para outras localidades futuramente.

Continua após a publicidade

O objetivo é permitir que mais consumidores desfrutem de uma "experiência premium" de TV inteligente associada ao Tizen, um sistema operacional de código aberto que só funciona nas smart TVs da Samsung. Os novos aparelhos devem seguir as diretrizes do programa de licenciamento da plataforma Tizen TV OS, anunciado pelos sul-coreanos na Samsung Developer Conference (SDC) em 2021.

Todos os novos televisores terão acesso às ferramentas, aos aplicativos e à interface de usuário consagrada pelo Tizen. Isso significa, na prática, que os aparelhos serão compatíveis com centenas de apps da loja oficial, proporcionando mais facilidade de acesso a serviços populares como Spotify, Netflix, HBO Max, Disney + e tantos outros.

Tizen em televisores de pequenos fabricantes

"Para apoiar a adoção contínua do Tizen OS, a Samsung colabora com uma seleção de parceiros em licenciamento de conteúdo e otimizações de hardware. Essas parcerias dão a muitas marcas de TV acesso a um mundo inteiro de entretenimento que as smart TVs Samsung fornecem exclusivamente, ao mesmo tempo em que permitem que a Tizen aproveite seu ecossistema em constante expansão para fortalecer suas ofertas", declarou a companhia no site oficial.

Continua após a publicidade

As marcas de TV licenciadas poderão contar também com a Samsung TV Plus, plataforma gratuita de streaming de TV e vídeo com canais ao vivo, e a assistente virtual por voz Bixby. Será possível usar contas da Samsung para carregar preferências e outras otimizações para os aparelhos.

O Tizen OS é um sistema construído sobre a base do Linux que existe desde 2012. No início, o software demorou a cair no gosto popular, mas as constantes melhorias da Samsung fizeram dele uma das melhores alternativas no mercado atual, juntamente com o Android TV e o webOS (LG).

Segundo os desenvolvedores, são mais de 200 milhões de pessoas em 197 países que utilizam smart TVs equipadas com Tizen atualmente. Com novos modelos equipados, a empresa espera crescer ainda mais esse montante.