Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Rede para encontrar celular Android mesmo desligado está pronta para lançamento

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 15 de Dezembro de 2022 às 15h56

Link copiado!

Igor Almenara/Canaltech
Igor Almenara/Canaltech

O Google pode estar muito perto de lançar o concorrente para o serviço Buscar (Find My) da Apple, que permite a localização de aparelhos, mesmo quando estão sem internet ou com o Bluetooh desligado. A rede, uma expansão do recurso Find My Device, pode ajudar proprietários de celulares e tablets com Android a encontrar dispositivos perdidos ou roubados.

As notas de atualização do Google Play System de dezembro de 2022 fazem referência ao novo sistema de monitoramento. O texto ainda menciona que o Find My Device (Encontre meu dispositivo, em português) usará uma estrutura focada em privacidade, sem expor dados pessoais do usuário.

Continua após a publicidade

Segundo o documento, seria coletada a última localização conhecida para ser enviada criptografada aos servidores do Google. Como a menção já estava na atualização mensal dos serviços, pode-se afirmar que a novidade chegará como um complemento para o sistema, em vez de vir como um recurso exclusivo do Android 13.

Ainda não houve nenhum anúncio oficial, portanto tudo é mera especulação. É provável que a empresa criadora do Android se manifeste futuramente, assim que tudo estiver 100% pronto para o público.

Evolução do "Encontre meu dispositivo"

O Google já trabalha no aprimoramento desde 2021, mas nada tinha sido falado desde então. Sempre que um dispositivo é marcado como perdido, ele começará a enviar sinais por Bluetooth para torres de celular nas proximidades, mesmo que esteja desligado.

Continua após a publicidade

O Android já tinha um recurso similar de localização, porém não era tão preciso quanto esse. Pelo site do "Encontrar meu dispositivo", o usuário consegue rastrear a posição, a rede conectada e até o percentual de bateria. No entanto, esse sistema usa a conexão com a internet para funcionar, o que é pouco útil em caso de roubo ou furto, já que o criminoso desliga o aparelho.

Outras novidades do update do Google Play System

A atualização também afetou o aplicativo Carteira do Google para oferecer suporte à Driver's License (Carteira de Motorista) de condutores de alguns estados dos Estados Unidos. Isto é um indício positivo de que o aplicativo está ganhando mais funcionalidades lá fora, embora improvável que isso chegue ao Brasil tão cedo.

Continua após a publicidade

Também passam a ser suportadas as chaves digitais para carros, que possibilitam destrancar e dirigir automóveis apenas com o celular. Essa mudança estava prevista no pacotão de fim de ano do Android.

Usuários também poderão arquivar aplicativos que não utilizam mais. O recurso, copiado do iOS, permite liberar espaço do armazenamento sem perder os dados do app ou jogo salvos localmente. Quem desejar reutilizar o programa deverá apenas reinstalá-lo para continuar de onde parou.

O arquivamento de aplicativos começou a chegar para alguns usuários no final de novembro, com o lançamento da Play Store 33.4, mas será expandido a partir de agora. Para quem possui telefones com configurações mais modestas ou pouco espaço de armazenamento, a novidade deve ser muito comemorada.

Continua após a publicidade

Lembre-se de atualizar o seu Android, seja ele puro ou modificado com versões de fabricantes, assim que o update chegar para desfrutar as melhorias. Essas atualizações de sistema costumam ser liberadas para quase todos, inclusive quem está em versões anteriores, portanto é importante instalá-las para ficar em dia.