Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Google revela pacotão de novidades do Android para o fim do ano

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 01 de Dezembro de 2022 às 16h37

Link copiado!

Kham Tran/Visualhunt
Kham Tran/Visualhunt
Tudo sobre Google

O Android 13 final ainda está sendo distribuído por várias fabricantes de celular, mas os desenvolvedores do Google continuam a introduzir novos recursos para o sistema. Todos os anúncios devem chegar em momentos distintos, porém como parte de um mega esforço conjunto da equipe de entregar melhorias até o fim de 2022

As novidades devem facilitar a criação e o compartilhamento de memórias pelo Google Fotos, bem como ajudar no acesso aos conteúdos de entretenimento. YouTube, Google TV e outros serviços devem ser beneficiados nessa leva de melhorias para o Android.

Confira a seguir o que os desenvolvedores do Google planejam para o Android.

Continua após a publicidade

Widget do YouTube

A primeira adição é o novo widget para o aplicativo do YouTube diretamente na tela inicial dos aparelhos. O utilitário apresentará uma barra de pesquisa para localizar vídeos e botões de atalho para direcioná-lo à página inicial, aos Shorts, às assinaturas e à biblioteca.

O visual do widget do YT lembra outros já famosos, como o Tradutor, mas deve dar um toque extra para quem curte os vídeos (longos e curtos). Será possível redimensioná-lo para deixá-lo mais encaixado na sua tela.

Continua após a publicidade

Google TV mais inteligente

Falando sobre conteúdo, usuários do aplicativo Google TV receberão um novo botão de ação flutuante na home para indicar onde o conteúdo pode ser reproduzido. Quem tiver uma Smart TV compatível ou um aparelho com Android TV embutido poderá localizar rapidamente os aparelhos nas redondezas.

O botão deve ajudar quem precisa transmitir do celular para o televisor, porque nem todos sabem como fazê-lo facilmente. A melhor parte é que será possível continuar navegando no aplicativo enquanto assiste ou usá-lo com um controle remoto para direcionar a programação.

Continua após a publicidade

Acessibilidade para quem tem dificuldade na visão

O Google tem se preocupado bastante com a acessibilidade no Android e agora deve trazer mais uma melhoria para beneficiar pessoas com pouca visão. O novo Modo de Leitura é um aplicativo que fará a narração de elementos da tela, além de apresentá-los em tamanho maior e com contraste.

Nas configurações do app, será possível fazer todos os ajustes, conforme a necessidade de uso. Uma das possibilidades é controlar a velocidade de conversão do texto em fala e garantir melhor compreensão dos conteúdos sonoros.

Continua após a publicidade

Google Fotos com mais recordações

Um dos recursos mais bacanas do Google Fotos é a ferramenta simples de edição, com layouts pré-fabricados que ajudam a relembrar viagens, festas e momentos felizes da sua vida a partir das imagens armazenadas. Em uma nova atualização, a empresa apresentar mais estilos para criar colagens com temáticas das festas de fim de ano.

Uma parceria com vários artistas gráficos, como Yao Cheng e DABSMYLA, permitirão a criação de novos visuais natalinos para suas memórias fotográficas. Tudo isso poderá ser utilizado gratuitamente a partir da próxima atualização do Fotos.

Continua após a publicidade

Chaves de carro no celular

Uma das novidades mais incríveis apresentadas pelo Google é a capacidade de adicionar chaves digitais dos carros nos celulares. Anunciada no Google I/O 2022, nada havia mais sido falado a seu respeito, mas a funcionalidade não ficou esquecida.

A partir de agora, se o seu carro for compatível com o recurso de chave digital, você poderá usá-la integrada ao Google Wallet em um celular da linha Pixel recente (Pixel 6 e Pixel 7) ou com um iPhone moderno. Será possível compartilhar a chave com outro usuário por meio de link e PIN — se não souber essa "senha", o carro não vai ligar.

Continua após a publicidade

As chaves digitais compartilháveis serão disponibilizadas para celulares rodando o Android 12 ou superior futuramente. Os planos do Google é de estender o recurso para o Wear OS também, além de adicionar apps e novas integrações com o Google Assistente.

O Google não detalhou quando cada recurso chegará, só disse que planeja fazê-lo até o fim do período de festas de 2022. Para ter acesso às novidades, mantenha sempre seu Android e os aplicativos atualizados.