Publicidade

5 celulares da Nokia vão receber o Android 13

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 02 de Dezembro de 2022 às 15h16

Link copiado!

Reprodução/Nokia
Reprodução/Nokia
Tudo sobre Nokia

A Nokia confirmou que cinco celulares da empresa receberão o Android 13 em breve. Os aparelhos Nokia X20, Nokia X10, Nokia XR20, Nokia G50 e Nokia G11 Plus serão os contemplados com o sistema operacional mais recente do Google.

O mais relevante dessa lista, em termos de configurações e relevância, é o Nokia X20. O aparelho tem tela 6,67 polegadas, com resolução de 1080 x 2400 pixels, 8 GB de RAM, 128 GB de armazenamento, câmera principal de 64 megapixels e bateria de 4470 mAh. O problema principal dele é o processador, um simples Snapdragon 485 G.

Os demais aparelhos têm configurações inferiores ao X20, principalmente em relação ao processador e memória RAM. Embora sejam considerados intermediários, todos estão aptos a rodar o Android 13 sem muita dificuldade, afinal o sistema operacional funciona até em celulares mais básicos.

Continua após a publicidade

Curiosamente, celulares mais recentes, como o Nokia X30 e o Nokia G60, não estão marcados com o suporte para o Android 13. Ainda não está claro se a empresa vai estender a atualização para tais modelos ou se apenas os cinco já mencionados serão premiados.

Uma das vantagens dos aparelhos da Nokia é o uso de um Android praticamente puro, sem tantas modificações como fazem Samsung e Xiaomi, por exemplo. A empresa insistiu muitos anos no uso de um sistema operacional próprio, o Symbian, que acabou não acompanhando a evolução tecnológica e tornou-se defasado perto dos concorrentes do Google e da Apple.

Quando chega o Android 13 aos celulares da Nokia?

Continua após a publicidade

A empresa não disse quando os aparelhos serão atualizados, mas não deve demorar tanto. Como o Android 13 foi lançado mais cedo em 2022, as fabricantes de celulares tiveram mais tempo para tornar o sistema operacional adaptados aos seus modelos.

A popular fabricante de celulares já teve modelos de sucesso no passado, mas anda bem distante do topo há uma década. Atualmente, a Nokia figura como coadjuvante no mercado, concorrendo principalmente com aparelhos intermediários de marcas como Motorola, LG e Blackberry.

Embora esses smartphones tenham configurações modestas, a Nokia não quer deixá-los defasados em termos de software. A chegada do Android 13 garante mais um ano de apps atualizados e recursos de ponta do Google.

Fonte: IT House News