Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

5 recursos úteis mas pouco conhecidos do Android

Por| Editado por Guadalupe Carniel | 12 de Novembro de 2021 às 19h00

Link copiado!

Denny Müller/Unsplash
Denny Müller/Unsplash

Sempre que o Google lança uma versão inédita do Android, a empresa faz questão de destacar o que considera mais importante para a maioria dos usuários. É aí que muitas novidades acabam ficando escondidas.

Neste artigo, o Canaltech separou alguns recursos úteis, mas que são pouco conhecidos ou divulgados no Android. Os testes foram feitos usando o Android 9.0 Pie e, portanto, as funções que vamos listar são compatíveis a partir dessa versão.

Recursos úteis de celulares Android que nem todo mundo usa

Continua após a publicidade

Tela dividida

Precisa usar o Google Docs e o Twitter ao mesmo tempo? Ou deixar o Facebook aberto enquanto navega no Google Chrome? Isso é possível graças à função de tela dividida. Como o próprio nome sugere, o sistema coloca dois programas simultaneamente na tela do celular, permitindo que você use ambos sem ter que optar por um único app.

Para utilizar o recurso de tela dividida (Split Screen, no inglês), toque no botão de alterar aplicativos que fica ao lado do “Voltar” e da gaveta de apps, na parte inferior da tela. Se estiver usando a interface do Android para gestos, deslize de baixo para cima para entrar na visualização multitarefa.

Continua após a publicidade

Feito isso, é só tocar no ícone de um aplicativo na parte superior da miniatura da página, e por último selecionar a opção “Abrir no modo tela dividida”. O primeiro app ficará na parte superior da tela, enquanto que a visualização multitarefa ocupará a parte inferior. Agora é só selecionar outra ferramenta no multitarefa ou iniciar um aplicativo na tela inicial, ou na gaveta de apps.

Importante: nem todos os aplicativos para Android oferecem suporte ao modo de tela dividida. A única forma de saber dessa compatibilidade é tentar abrir o programa usando essa função.

Atalhos de apps

Continua após a publicidade

Uma funcionalidade simples, mas que pode passar batida por muita gente, são os atalhos de aplicativos na tela inicial do Android. Eles servem para você ir direito para uma função específica de um determinado programa sem precisar abri-lo por inteiro e fazer todo o caminho para chegar naquele recurso específico.

Para criar um novo atalho, encontre o aplicativo desejado e mantenha o dedo pressionado sobre o ícone do app por cerca de um segundo. Se aquele app tiver suporte para os atalhos do Android, você verá uma lista do que poderá ser adicionado à tela inicial. Logo, o interessante é usar essa ação para saber o que cada serviço tem disponível.

Continua após a publicidade

Ferramentas do Google exploram de maneira mais eficiente os atalhos do Android. Por exemplo, é possível abrir direto um documento do Google Docs sem ter que entrar na interface inicial do aplicativo. Já no Google Calendário, você pode criar um novo evento ou tarefa apenas com essa ação de pressionar o ícone do aplicativo.

Picture-in-picture

O Android vem com uma função que coloca os vídeos em uma janela pop-up flutuante — o chamado picture-in-picture. Por se tratar de um recurso que agora é nativo do sistema, todos os aplicativos que suportam a opção a ativam por padrão. E o ideal é deixar o picture-in-picture ativado do jeito que está. Assim, você pode fazer outras atividades no celular enquanto assiste a um vídeo, por exemplo.

Continua após a publicidade

Se quiser mudar as permissões, abra as "Configurações" do Android e pesquise por “picture-in-picture” (sem as aspas) para encontrar a opção correspondente. Cada aplicativo precisa ter o recurso desabilitado individualmente.

Legendas em tempo real

Lançado no Android 10, o recurso Legendas do Google (Live Caption, no inglês) foi pensado como uma função de acessibilidade para pessoas com dificuldades auditivas.

Continua após a publicidade

Entretanto, nada impede que outros usuários usem o recurso, principalmente se você estiver em um ambiente mais silencioso ou não tenha fones de ouvido por perto. Isso porque um dos maiores benefícios da função é a possibilidade de ver legendas transcritas de um áudio ou vídeo sem que o som daquele conteúdo esteja tocando, de fato, no dispositivo.

Você também pode aumentar o tamanho do texto das legendas ao dar dois toques rápidos em cima da caixa de legenda. Ou mover a caixa de texto ao tocar e segurar com o dedo, movendo para a parte desejada da tela.

Para habilitar o Live Caption, acesse os ajustes do sistema Android e procure por “legendas do google” (sem as aspas). A disponibilidade e interface do recurso podem variar dependendo da versão do Android e da fabricante do aparelho.

Continua após a publicidade

Menu de compartilhamento

Quando você quer enviar alguma coisa para outros usuários, o Android mostra por padrão um menu de compartilhamento com várias opções de destino — de e-mails e apps de mensagem a redes sociais. Acontece que o sistema nem sempre mostra no topo o que é mais relevante, dificultando a localização de aplicativos que você deseja compartilhar aquele conteúdo.

Felizmente, você pode modificar o que será exibido em destaque assim que o menu de compartilhamento do Android é aberto. Para isso, abra o menu e pressione por alguns segundos o ícone de algum aplicativo. Depois, selecione “Fixar guia”. Nas próximas vezes que você abrir o menu de compartilhamento, aquele app aparecerá fixado no topo.

Continua após a publicidade

Esperamos que com essas dicas você aproveite ainda mais alguns recursos legais e bem úteis do Android que nem todo mundo pode conhecer.

Fonte: Computerworld, CNET