Publicidade

Conheça 5 grandes novidades que o Android receberá nos próximos meses

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 24 de Setembro de 2021 às 13h13

Link copiado!

Reprodução/Google
Reprodução/Google

Na última quinta-feira (23), o Google anunciou que vários recursos disponíveis em modelos Pixel seriam introduzidos a todo ecossistema Android. Além da pasta secreta do Google Fotos e os 1.500 novos emojis, ferramentas de acessibilidade, controle remoto virtual renovado e joguinhos para passar o tempo no Android Auto fazem parte do conjunto de novidades.

1. Ferramentas de acessibilidade

Encontradas em desenvolvimento meses atrás, duas novas ferramentas de acessibilidade agora permitem que usuários naveguem pelo celular com expressões faciais. O Camera Switches e o Project Activate trabalham em conjunto para fazer da câmera um periférico de entrada um mouse e teclado, atribuindo funções banais ou complexas a várias ações do rosto.

Continua após a publicidade

O Camera Switches é um complemento para a central de acessibilidade do Android, então basta manter o Google Play Services atualizado para ter acesso a ele. Já o Project Activate é um app totalmente novo, disponível para download na Play Store.

2. Controle remoto de Android TV retrabalhado

O clássico controle remoto integrado do Google recebeu uma grande repaginada no Android após anos sem atualizações. A ferramenta, agora mais completa e com visual significativamente mais moderno, coloca na tela do celular as funções principais de um controle remoto — ideal para aqueles momentos em que o acessório sumiu pela casa.

Continua após a publicidade

Neste sentido, o controle também serve como um facilitador para um dos momentos mais chatos de uma smart TV: o preenchimento de campos de logins e senhas. Se conectado, o usuário pode utilizar o teclado do celular para fornecer as credenciais e passar dessa etapa com mais facilidade.

Você pode verificar se o controle remoto já está presente no seu aparelho a partir da página do complemento na Play Store.

3. Gerenciamento de lembretes (finalmente)

Continua após a publicidade

Uma das funções mais conhecidas do Google Assistente é a criação de lembretes. A ferramenta, que já atende seu propósito de forma eficiente, agora poderá ser gerenciada direto pelo app para celular, centralizado em um só lugar.

Além disso, usuários também podem usar o comando de voz “Ok, Google: abra meus lembretes” no smartphone para ativar a funcionalidade sem passar por outros apps.

4. Android Auto mais útil e divertido

Continua após a publicidade

Em breve, recomendações de conteúdo personalizados do Google Assistente foram incluídos no Android Auto, junto com um reforço valioso na experiência do Waze. O Google também adicionou o GameSnacks à plataforma, que nada mais é que uma central de jogos curtinhos para passar o tempo quando o trânsito estiver totalmente parado ou o motorista estiver esperando por alguém.

Para conferir a coletânea de joguinhos para o Android Auto, acesse o site oficial do GameSnacks.

Continua após a publicidade

5. Olhe para cima!

Se você é distraído e vive andando na rua com o celular, o Heads Up tentará ajudar você a dar fim a esse hábito. A novidade apareceu primeiro em abril deste ano (ainda em testes) e basicamente é um lembrete automático da companhia para que o usuário não se distraia enquanto caminha.

O Heads Up faz parte do conjunto de funcionalidades do app Bem-estar digital, que pode ser baixado na Play Store.

Continua após a publicidade

Segundo o Google, as novidades ainda estão em construção para os dispositivos Android, mas serão lançadas ao longo dos próximos três meses. Sendo assim, vale manter-se atento às atualizações de aplicativos do seu celular na loja de apps nativa.

Fonte: Google