10 aplicativos do Google para ter no celular

10 aplicativos do Google para ter no celular

Por André Lourenti Magalhães | Editado por Guadalupe Carniel | 02 de Outubro de 2021 às 19h00
André Magalhães/Canaltech

O protagonismo do Google entre os celulares não acontece apenas com a presença do sistema operacional Android. A empresa também desenvolve e disponibiliza uma série de aplicativos úteis, que melhoram a experiência mobile. Além disso, essas ferramentas são gratuitas e pode ser baixadas a qualquer momento pela Google Play Store ou App Store.

Os celulares Android são acompanhados por um pacote de apps nativos do Google, com nomes populares como Gmail, Chrome, Drive e YouTube. Entretanto, se você gosta dos softwares da empresa, é possível instalar muitas outras opções voltadas para produtividade, organização, gerenciamento de arquivos e até edição de fotos. Veja, a seguir, 10 aplicativos do Google para instalar em seu celular!

1. Google Tradutor

A ferramenta de tradução do Google pode ser acessada até mesmo pelo navegador do seu celular. O aplicativo, no entanto, destaca-se por oferecer diferentes recursos, vai além das opções convencionais de tradução e explora funcionalidades do seu smartphone.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Tradutor pode ser usado para identificar conversas (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

É possível, por exemplo, traduzir a partir da câmera. Basta selecionar os idiomas, apontar para alguma frase ou placa e aguardar o resultado. Não há a necessidade de copiar o texto: o aplicativo exibe a opção traduzida com realidade aumentada, no lugar da sentença originial.

O aplicativo também pode ser utilizado para transcrever falas e realizar a tradução simultânea. Com o uso do microfone, o Tradutor identifica diálogos e exibe os resultados traduzidos para os idiomas das pessoas envolvidas. Por fim, é possível fazer o download de pacotes de idiomas para uso offline da ferramenta.

2. Google Keep

Aplicativos de anotações são opções muito úteis. Com essas ferramentas, é possível criar arquivos rapidamente para os mais diversos motivos: uma lista de compras, lembretes, notas sobre uma reunião, rascunhos e muito mais. O Keep é o aplicativo de notas do Google e uma das principais opções do segmento.

Crie notas rapidamente em seu celular (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

Durante a criação de um arquivo, as possibilidades são variadas. O app possui suporte para criar listas de tarefas, formatar textos, criar desenhos, incluir anexos e até mesmo transcrever notas pelo microfone, deixando as suas mãos livres. Suas notas ainda podem ser configuradas com lembretes por notificação e informações sobre data, horário e local.

Todas as suas notas são armazenadas na tela inicial, com opções para fixá-las no topo ou identificá-las com diferentes marcadores. Caso precise trabalhar em equipe, é possível compartilhar os arquivos para edição em tempo real por outras pessoas. O Keep possui sincronização com a sua conta e pode ser acessado em outros dispositivos.

3. Google Agenda

O Google Agenda é uma das opções mais populares entre aplicativos de calendário. Com uma interface intuitiva, permite registrar todos os seus eventos importantes e envia notificações para que não perca nenhum compromisso. Dessa forma, o app consegue concentrar obrigações pessoais e profissionais no mesmo lugar e armazena informações completas sobre cada evento.

Adicione seus eventos mais importantes (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

O aplicativo disponibiliza diferentes recursos para criar eventos. É possível inserir informações básicas como data, horário e local, além de configurar as notificações desejadas. No caso de eventos em grupo, é possível convidar pessoas e até mesmo criar uma reunião pelo Google Meet associada ao compromisso.

Um destaque do Google Agenda é a capacidade de integração com a sua conta Google. A ferramenta permite, por exemplo, carregar anexos do seu Google Drive para a descrição do evento. Além disso, ao comprar as passagens de uma hospedagem com a sua conta, o app pode automaticamente criar um evento na sua agenda.

4. Google Fotos

Opção nativa do Android, o Google Fotos é um aplicativo muito importante para gerenciar a galeria de fotos e vídeos do seu aparelho. A ferramenta reúne recursos de backup e organiza os seus conteúdos de mídia por data, local e reconhecimento facial.

Google Fotos é opção para salvar imagens em backup (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

Com a sua conta do Google, é possível navegar entre as suas pastas de mídia pelo app e escolher quais serão enviadas para backup e sincronização. Com essa função ativa, o Google Fotos ajuda a liberar espaço no seu aparelho e seleciona quais arquivos já estão sincronizados na nuvem. Esses arquivos podem ser rapidamente acessados pelo navegador ou em outros dispositivos.

As vantagens vão além do backup: o Google Fotos também pode ser usado para encontrar rapidamente as suas memórias favoritas. Com um sistema de busca adaptado para rostos, localizações, termos e datas, é possível acessar rapidamente fotos de diversos momentos. Além disso, o app cria sugestões automáticas de colagens e lembranças.

5. Files do Google

  • Compatibilidade: Android
  • Preço: gratuito

O Files é um aplicativo de gerenciamento de arquivos no Android. A ferramenta localiza todas as pastas do aparelho, identifica arquivos desnecessários e ajuda a liberar o espaço de armazenamento de uma forma prática e rápida no sistema operacional.

App funciona como gerenciador de arquivos no Android (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

Com a aba "Liberar memória", o aplicativo envia sugestões automáticas de arquivos que podem ser deletados do seu aparelho. As opções incluem, por exemplo, arquivos muito grandes, duplicados ou memes. Além de ajudar com esse processo, o aplicativo possui um medidor para informar a quantidade de espaço que já foi liberada através da função.

O Files também pode ser usado para localizar arquivos por formatos ou pastas no seu dispositivo. Outras funções adicionais incluem a criação de pastas protegidas por senha, lixeira para recuperar documentos e a opção de compartilhamento rápido com outros celulares.

6. Google Authenticator

Autenticadores de senha são ferramentas muito importantes para a sua segurança digital: esses aplicativos são utilizados para a verificação em duas etapas para proteger contas de redes sociais e outras plataformas. Os autenticadores geram códigos aleatórios de seis dígitos que expiram após poucos segundos e, após uma tentativa de login em uma conta vinculada, é necessário informar esse código para validar o acesso.

Authenticator reforça a proteção dos seus acessos (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

O Google Authenticator é uma das opções mais populares entre os aplicativos dessa categoria. Com uma interface simples, pode ser utilizado rapidamente no Android e no iOS, além de possuir suporte com a maioria dos serviços que aceitam esse método de autenticação. Para ativar o app, basta escanear o QR Code gerado pela respectiva plataforma e receber os códigos gerados.

A tela principal do aplicativo concentra todos os logins associados e os códigos que os acompanham. Caso tenha trocado de aparelho, é possível recuperar as suas informações do Authenticator ao escanear um QR Code criado pelo app.

7. Google Maps

O aplicativo de navegação por GPS é uma ferramenta muito importante para planejar o seu deslocamento diário. Com o Google Maps, é possível calcular rotas para trajetos a pé, por carros, motocicletas, bicicletas ou transporte público. Para que não se atrase a nenhum compromisso importante, a plataforma tem informações atualizadas em tempo real sobre o trânsito e permite descobrir o horário certo para sair de casa.

Use o Maps para suas navegações por GPS (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

O Maps também é um aplicativo útil para conhecer melhor a sua cidade ou viajar. A plataforma possui uma grande base de dados de estabelecimentos comerciais, pontos turísticos e outros locais importantes, com informações sobre horário de funcionamento, formas de contato e períodos mais movimentados.

O app também tem informações atualizadas sobre transporte público, com previsões de chegada para linhas de ônibus e trens. É possível, ainda, fazer o download de mapas e rotas mais utilizadas para uso offline.

8. Snapseed

Quer deixar suas fotos com um toque único? Vale a pena testar o Snapseed, editor de imagens do Google. O aplicativo é uma opção completa para ajustar suas fotos com filtros predefinidos e diferentes ferramentas para adicionar efeitos ou alterar elementos da imagem.

Snapseed é um interessante editor de imagens (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

É recomendável levar um tempo para explorar todas as ferramentas de edição presentes no aplicativo. O Snapseed concentra recursos presentes em editores profissionais, como a alteração de níveis, efeitos de HDR e efeitos de exposição. É possível aplicar esses efeitos para toda a imagem ou selecionar um ponto específico da tela para inserir os seus ajustes.

Para uma solução rápida, há a possibilidade de escolher entre os diferentes filtros disponíveis. As suas edições podem ser exportadas para a galeria do celular e o aplicativo possui suporte para edição em JPG e RAW.

9. Google Podcasts

Tem um podcast preferido? Provavelmente irá encontrá-lo no Google Podcasts. O aplicativo é uma alternativa para ouvir episódios gratuitamente, sem a necessidade de utilizar um serviço de streaming de músicas, e ainda te alerta com novidades e capítulos mais recentes.

Escute podcasts pelo app (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

Ao assinar um podcast como favorito, é possível configurar para receber notificações de novos episódios e fazer o download automático a cada lançamento. Na aba "Explorar", a plataforma disponibiliza programas em alta e separa o catálogo entre categorias temáticas. Dessa forma, é fácil conhecer novas possibilidades e descobrir seu próximo podcast para a fila.

O reprodutor do aplicativo concentra funções encontradas em outros agregadores de podcasts. É possível avançar ou retroceder em trinta segundos, alterar a velocidade, criar um temporizador para dormir e transmitir o conteúdo para caixas de som e outros dispositivos compatíveis.

10. Google

O próprio aplicativo do Google não poderia ficar de fora, não é mesmo? Esse software é uma opção versátil para seu celular e concentra algumas das principais ferramentas da empresas, como a pesquisa, Google Assistente e Google Lens. O app funciona como um grande hub para conferir informações de sua rotina, acompanhar notícias do seu interesse e pesquisar assuntos diversos.

Aplicativo concentra informações essenciais para seu dia (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

A interface do aplicativo é separada entre diferentes categorias. Na aba "Discover", são exibidas notícias e artigos com base nos seus interesses e tendências de pesquisas, com a opção de filtrar quais são os temas que deseja ler. Já a aba "Seu dia" traz informações sobre eventos do Google Agenda, previsão do tempo para a sua cidade e outros destaques sobre temas seguidos pelo seu perfil, como ações financeiras e resultados esportivos.

A lista de recursos presentes no app também inclui o suporte ao Google Assistente, para realizar comandos de voz e automatizar ações pelo seu celular. Há, também, acesso ao Google Lens, uma interessante função que utiliza a sua câmera para identificar textos, realizar operações matemáticas e escanear QR Code.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.