10 recursos de acessibilidade do Android para você usar

Por André Lourenti Magalhães | 06 de Novembro de 2020 às 20h15
André Magalhães/Canaltech

A presença de recursos de acessibilidade em celulares e tablets são muito importantes para uma experiência digital inclusiva. Os sistemas operacionais incluem, por padrão, recursos voltados para pessoas com deficiência, com o objetivo de reduzir limites visuais, sonoros e motores para o controle dos aparelhos.

Celulares Android possuem uma área nativa dedicada a funções de acessibilidade. O Google também desenvolveu o Pacote de Acessibilidade do Android (Android), disponível na Play Store com opções ainda mais abrangentes. O Canaltech listou alguns dos principais recursos do sistema operacional para essa questão. Veja abaixo!

1. Transcrição instantânea

Realize a transcrição instantânea de conversas (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

O aplicativo Transcrição instantânea e notificações sonoras (Android), nativo nos dispositivos, consegue utilizar o microfone do aparelho para capturar qualquer mensagem de voz e transcrevê-la para texto em poucos segundos. Possui suporte para mais de 70 idiomas e ainda disponibiliza uma caixa de respostas para acompanhar as falas.

2. Menu de acessibilidade

Funções disponíveis no menu de acessibilidade (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

Através do Pacote de Acessibilidade do Android, é possível ativar o Menu de acessibilidade dentro do aparelho. Ao deslizar dois dedos para cima, uma nova janela é exibida na tela, com diferentes opções para controlar o smartphone. É possível aumentar e diminuir o volume, abrir o Google Assistente para comandos de voz, realizar captura de tela, entre outras funções. Para ativá-lo, siga o caminho "Configurações" > "Acessibilidade" > "Serviços instalados" > "Menu de acessibilidade".

3. Correção de cores

Android oferece modos de correção para tipos de daltonismo (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

O Android também oferece uma funcionalidade para realizar correção de cores de acordo com diferentes tipos de daltonismo. São três modos de correção: deuteranomalia (vermelho-verde), protanomalia (vermelho-verde) e tritanomalia (azul-amarelo). Para configurar, siga o caminho "Configurações" > "Acessibilidade" > "Melhorias de visibilidade" > "Correção de cor".

4. Amplificador de som

Recurso facilita a audição do som ambiente (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

O amplificador de som é um recurso de acessibilidade nativo para aparelhos com a versão 6.0 ou posterior do Android. Quando conectado a um fone de ouvido, a função amplifica o som ambiente, auxiliando para compreender conversas ou um alto-falante, e tornou-se uma opção muito útil para pessoas com deficiência auditiva. Para ativá-lo, vá em "Configurações" > "Acessibilidade" > "Melhorias de audição" > "Amplificar o som ambiente".

5. Notificações de som

Ative notificações para sons no Android (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

Outro recurso direcionado para pessoas com deficiências auditivas é a possibilidade de exibir notificações de acordo com respectivos sons na casa. Configurando o aparelho, o sistema disponibiliza uma notificação quando a campainha tocar ou um bebê começar a chorar, por exemplo. O recurso está incluso no app Transcrição Instantânea.

6. Ampliar a tela e alterar o tamanho da fonte

Aumente o tamanho da fonte (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

O tamanho da fonte no Android pode dificultar a leitura da tela para algumas pessoas. Existem duas soluções para essa situação: a primeira envolve estabelecer atalhos para zoom na tela, tocando três vezes para ampliá-la ou deslizando dois dedos para cima. A segunda consiste em alterar a configuração padrão do tamanho da fonte no dispositivo. Para ambas, vá em "Configurações" > "Acessibilidade" > "Melhorias de visibilidade".

7. Suporte para aparelhos auditivos

Conecte aparelhos auditivos (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

Aparelhos auditivos com conexão Bluetooth podem ser facilmente pareados em aparelhos com Android 10 ou posterior. Para isso, basta seguir o mesmo caminho para conexão de qualquer outro dispositivo nas configurações do Blutetooth.

8. Selecionar para ouvir

Selecione um conteúdo da tela e pressione para ouvir (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

O recurso, presente no Pacote de Acessibilidade, inclui um pequeno ícone reprodutor na tela. Em seguida, basta selecionar um conteúdo e pressionar o botão de reproduzir para conseguir ouvir uma descrição ou o texto marcado. Para acionar, vá em "Configurações" > "Acessibilidade" > "Serviços instalados" > "Selecionar para ouvir".

9. Fontes e temas de alto contraste

Temas em alto contraste envolvem preto e branco (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

Para uma melhor visualização da tela, o Android permite configurar as fontes e teclado para alto contraste, fixando a cor do texto como branca ou preta e facilitando a diferenciação. No caso de aparelhos da Samsung, é possível encontrar um tema de alto contraste gratuito na loja virtual do aparelho. O caminho para alteração da fonte é encontrado em "Configurações" > "Acessibilidade" > "Melhorias de visibilidade" > "Fontes de alto contraste".

10. Talkback e teclado em braille

Exemplo de teclado em braille para Android (Imagem: Divulgação/Google)

O Talkback é um importantíssimo recurso do Pacote de Acessibilidade do Android. Através dele, é realizada a leitura de todas as informações presentes na tela, funcionando como uma importante ferramentas para pessoas com perda total ou parcial da visão. Com o Talkback ativado, é possível selecionar um teclado digital em braille. Siga o caminho "Configurações" > "Acessibilidade" > "Serviços instalados" > "Talkback".

Você recomenda algum outro recurso do Android voltado para acessibilidade? Comente!

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.