Publicidade

Qualcomm usa IA parar gerar imagens em celular Android sem internet

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 24 de Fevereiro de 2023 às 09h53

Link copiado!

Divulgação/Samsung
Divulgação/Samsung
Tudo sobre Qualcomm

Os celulares Android logo poderão gerar imagens com inteligência artificial sem depender de conexão com internet. Em demonstração da Qualcomm, um celular com processador Snapdragon 8 Gen 2 conseguiu criar um arquivo com resolução de baixa resolução com base em descrição em texto usando a IA Stable Diffusion.

No vídeo demonstrativo, a Qualcomm mostra o Stable Diffusion rodando num celular e criando uma imagem com gatinhos guerreiros na resolução 512 x 512 pixels. Todo o processo levou apenas 15 segundos, um feito impressionante para um hardware de dispositivo móvel.

Continua após a publicidade

A empresa não especificou o celular escolhido para criar as imagens, mas é possível que seja um flagship ainda não apresentado, uma vez que o Snapdragon 8 Gen 2 foi lançado em novembro do ano passado. Dentro do processador, há núcleos dedicados a atividades com inteligência artificial, o que deve ter garantido maior eficiência do hardware na produção de imagens.

O Stable Diffusion é um software que usa inteligência artificial para criar imagens a partir de descrições em texto, semelhante https://canaltech.com.br/apps/dall-e-ia-que-cria-imagens-com-base-na-descricao-esta-disponivel-para-todos-226329/. O programa já foi alvo de processo pelo site Getty Images por violar direitos autorais com suas criações.

Feito incrível, porém não inédito

Continua após a publicidade

Rodar o Stable Diffusion é algo bastante custoso para qualquer computador, uma vez que ele utiliza hardware local para gerar imagens com base em texto. O feito do Snapdragon 8 Gen 2, portanto, chama a atenção especialmente pela agilidade, fator que deve ser decisivo na entrega de recursos e funcionalidades usando IA ainda mais refinadas no futuro.

Vale mencionar que não é a primeira vez que um celular roda o Stable Diffusion com sucesso. Na última semana, o desenvolvedor Ivon Huang conseguiu esse feito num Sony Xperia 5 II equipado com o Qualcomm Snapdragon 865 e 8 GB de RAM — o processo com ele, porém, levou praticamente uma hora.

Fonte: The Verge