Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Google Docs deve ganhar visual novo em breve

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 23 de Fevereiro de 2023 às 18h11

Link copiado!

Reprodução/Google
Reprodução/Google
Tudo sobre Google

Os aplicativos do Google Workspace devem passar por uma total reformulação visual conforme o Material Design 3. A Gigante das Buscas pretende atualizar o design do Drive, Docs, Planilhas e Slides nas próximas semanas. Também serão adicionados alguns recursos utilitários como os chips inteligentes.

A aparência dos apps parece inspirada no estilo do Gmail, renovado visualmente no ano passado. O visual adota tons mais escuros em locais como a barra de ferramentas e no plano de fundo dos comentários para destacá-los frente à página branca dos documentos.

Continua após a publicidade

Os ícones parecem simplificados e chapados em um visual mais básico. Como a mudança é apenas visual, não devem ser inseridos ícones novos nem funcionalidades extras na barra de ferramentas.

O botão de compartilhar deixou o visual azul retangular para adotar o estilo arredondado, em um formato de pílula que lembra o Material You do Android. O mesmo acontece com o botão de integração com o Google Meet, que abandona o visual colorido da logo para adotar apenas duas tonalidades.

Mais uma novidade são variáveis, criadas para ​​simplificar fluxos de trabalho para itens como faturas, contratos ou comunicações mais amplas. O usuário poderá definir espaços reservados dinamicamente como “nome do cliente” ou “endereço do remetente” — tudo a partir de um único documento central.

Mudanças no Google Planilhas

Continua após a publicidade

No Google Planilhas, é possível notar uma tonalidade mais escura aplicada às entradas externas das células. Sempre que você inserir um link, adicionar uma localização ou fazer alguma associação com o comando de chips — arroba (@) —, o programa vai exibir isso em destaque, como se fosse um botão clicável.

Os comandos via chips inteligentes chegaram aos apps em outubro do ano passado. A companhia também lançou alguns novos chips inteligentes, como cronômetro, votação de emoji e agendamento de eventos pára inserção no calendário. Os chips de emoji, por exemplo, vão permitir que as pessoas votem ou reajam a algo de maneira simples.

Essa ferramenta permite aplicar também arquivos de softwares de terceiros, como o Asana e o Figma, diretamente nas suas tabelas. A empresa ainda deve ampliar mais essa listagem nas próximas semanas, mas não revelou quais programas receberão o suporte.