Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

App do Google vai lembrar você de não mexer no celular enquanto caminha

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 12 de Abril de 2021 às 13h00

Link copiado!

Jay Prakash Kamat/Twitter
Jay Prakash Kamat/Twitter

Se utiliza o celular com bastante frequência, é quase certo que você já focou sua atenção nele enquanto caminhava. Esse hábito comum pode ocasionar em esbarrões acidentais — e o Google sabe disso. Por isso, a gigante adicionou uma nova função ao seu conjunto de ferramentas do Bem-estar digital.

O app nativo do Android recebeu uma atualização em sua versão de testes e adicionou a chamada “Heads Up” (algo como “levante a cabeça”, em tradução livre): um recurso que tenta evitar esbarrões e tropeços causados pela distração com a tela do celular enquanto o usuário caminha.

Continua após a publicidade

“Você receberá um lembrete se utilizar o celular enquanto anda”, explica o Google. O Heads Up leva ao app os sensores para detectar movimento e, caso necessário, lança a notificação para chamar a atenção do usuário. Os alertas são compostos por mensagens como "cuidado onde pisa"; "fique atento" ou "olha para frente", sugere a investigação do código feita pelo site XDA Developers.

Ainda pode ter problemas

O monitoramento de caminhadas distraídas parece funcionar bem, alega a publicação, mas vale lembrar que ainda está em desenvolvimento. Se o GPS e os sensores de movimento forem algo normalmente habilitados no seu aparelho, o Heads Up pode não fazer muita diferença no consumo da bateria. Contudo, saiba que habilitar os sensores para funcionar a todo momento pode impactar no tempo longe das tomadas.

Nessa fase de testes, é normal que o app apresente erros. Por isso, se você logo pular para a novidade, não se espante com eventuais falhas ou detecções imprecisas. Quando isso acontece, é possível enviar o feedback para o Google para ajudar nas correções.

Continua após a publicidade

O app normalmente é instalado por padrão nos celulares mais recentes. Normalmente, suas funções estão reunidas dentro das Configurações do aparelho e podem ajudar na qualidade do sono, na minimização das distrações em momentos que exigem foco e na redução do tempo de tela do smartphone. Cada fabricante pode adotar a abordagem que preferir, mas os sistemas mais próximos do Android puro do Google são cobertos pela aplicação da gigante.

Não há previsão para a chegada do recurso à versão estável. O período de avaliação depende dos bons resultados; se tudo der certo, logo ele deve ser distribuído para os aparelhos compatíveis através de uma atualização discreta.

Fonte: XDA Developers