Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Modo jogo do Android 12 ganha os primeiros games compatíveis; saiba quais são

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 07 de Outubro de 2021 às 17h08

Link copiado!

Christian Wiediger/Unsplash
Christian Wiediger/Unsplash

Hoje em dia, é praticamente impossível avaliar um celular sem mencionar o potencial dele para jogos, o que motiva os desenvolvedores a produzirem sistemas operacionais mais otimizados para a diversão. O Android 12 promete uma mega atualização para aprimorar a experiência, com novos recursos, utilitários e novidades para deixar os games ainda melhores.

Uma das adições é a possibilidade de jogar enquanto o download está em andamento em segundo plano, algo copiado da Sony e Microsoft, mas muito importante em um momento de títulos cada vez mais elaborados. Além disso, o novo sistema do Google pretende entregar o Game Dashboard (Painel de Jogo, em português), um centro de comando com ferramentas úteis como widgets, conquistas do Google Play Games, atalhos para streaming e os aguardados perfis de desempenho.

Continua após a publicidade

Até então, não era possível alterar o perfil de nenhum jogo porque não havia suporte para a API Game Mode do Android 12, algo que começou a mudar desde a chegada do sistema puro. Será possível configurar o modo como os títulos rodarão no seu celular:

  • Desempenho: voltado para games competitivos, pois aumenta a taxa de FPS e deixa os games mais "lisos"
  • Padrão (Standart): oferece a experiência ao equilibrar gráficos e rapidez
  • Economia de bateria: deve reduzir a taxa de quadros e o desempenho para gastar menos

Games compatíveis com o Android 12

Por enquanto, a principal forma de saber se o game oferece suporte aos perfis de desempenho é verificar se você pode abrir as configurações de "Otimização de jogos" na página de informações do app. Caso a opção esteja apagada ou houver o aviso "não disponível", é sinal de que o desenvolvedor ainda não fez a integração com a API — em alguns casos, o game pode suportar apenas o modo "Desempenho" ou somente o "Economia de Bateria".

Continua após a publicidade

Estes são os títulos já ajustados para rodar com máximo proveito no Android 12:

  • Minecraft;
  • Sniper 3D;
  • Temple Run 2.

Produtoras de games de peso como Genshin Impact e PUBG Mobile ainda não fizeram os ajustes. Isso já era esperado, afinal o Google havia dito que o painel não estaria disponível nas versões beta do Android 12, fato que deve ter desmotivado os desenvolvedores a correr com essa adaptação.

Continua após a publicidade

Ainda não dá para saber se os perfis de games serão disponibilizados para todos, porque o Google havia dito que isso seria destinado apenas a "dispositivos selecionados". Sistemas modificados de outras companhias como Samsung, Oppo e Redmi, por exemplo, podem ficar de fora da atualização, embora a primeira citada já tenha uma dashboard própria de games.

Qual game você acredita que poderia se beneficiar dos recursos do Android 12? Acesse as redes sociais do Canaltech e comente.

Fonte: XDA-Developers