Google revela modos de desempenho e recursos do painel de jogos no Android 12

Google revela modos de desempenho e recursos do painel de jogos no Android 12

Por Alveni Lisboa | Editado por Douglas Ciriaco | 12 de Julho de 2021 às 17h23
Reprodução/Leak

Durante a Games Developer Summit, o Google apresentou inúmeras novidades parara desenvolvedores mobile e recursos para quem adora jogar no celular. O Android 12 virá de fábrica com um novo utilitário voltado para games: o painel de jogo deve permitir a configuração de perfis de desempenho e outras possibilidades integradas às novas APIs.

Já no primeiro Developer Preview, a companhia revelou a ideia de trazer o painel de jogos para o novo sistema operacional. Uma das introduções é uma barra de ferramentas flutuante na interface do game, com acesso a opções rápidas sem precisar interromper a jogatina.

Painel de jogos deve trazar recursos rápidos (Imagem: Reprodução/Google)

No segundo e terceiros Previews, a empresa se empenhou em melhorar a experiência com recursos de otimização dos games. Nas versões de teste, ainda não foi possível notar, na prática, quais melhorias essa opção deve trazer quando ativada, mas a ideia parece ser de montar perfis específicos para cada jogo. Eles devem funcionar da seguinte maneira:

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

  • Desempenho: voltado para games competitivos, pois aumenta a taxa de FPS
  • Padrão (Standart): oferece a experiência ponderando gráficos e rapidez
  • Economia de bateria: deve reduzir o desempenho e a resolução para gastar menos

O painel do jogo será acessado com um simples toque na barra de ferramentas que aparece na tela. Ele só deve aparecer quando se tratar de um game acessado pela ferramenta, o que significa que não vai impactar no uso de utilitários ou demais aplicativos e também ficará escondido para não prejudicar a imersão durante a sessão de jogo.

Entre as possibilidades, esta novidade deve contar com ferramentas úteis como gravação de tela, capturas de imagem, contador de FPS e um botão “Não Perturbe”, cuja função é evitar interrupções com notificações. Neste último, uma mensagem de aviso surgirá na parte inferior da tela para informar se ele foi ativado automaticamente.

Essas são as opções anunciadas pelo Google para o painel de jogos (Imagem: Reprodução/Google)

Tudo isso só será mostrado apenas quando o usuário sair do modo de tela cheia, sendo necessário passar o dedo para mostrar o status ou as barras de navegação.

Foco em desempenho e streams

Pelo que parece, o painel contará com outra opção extra, além das já mencionadas, que seria um atalho para transmissão ao vivo do jogo no YouTube. Haverá também um widget integrado do Google Play Games com informações sobre o tempo de uso e outros dados.

Segundo o Google, o painel de jogos estará disponível em “dispositivos selecionados” (sem citar quais) rodando o Android 12 ainda este ano. Possivelmente ele deve fazer sua estreia na linha Pixel, mas é provável que seja liberado posteriormente para outros aparelhos com sistema recente.

(Imagem: Reprodução/Google)

As novas APIs de modo de jogo do Android permitirão que os desenvolvedores criem opções para dar mais possibilidades aos usuários, que poderão otimizar a vida útil da bateria se precisarem ficar muito tempo longe do carregador ou garantir a performance máxima para títulos que exigem reflexos rápidos.

Os desenvolvedores de jogos devem optar por oferecer suporte ao modo Desempenho ou Economia de bateria. Se preferirem o segundo, o sistema deve habilitar um recurso para reduzir significativamente a carga da GPU e até mesmo o consumo da bateria, se o ritmo do jogo estiver em uma taxa de quadros desejada.

Testadores já podem experimentar o comportamento das novas APIs e como eles devem impactar nos games. Para obter mais informações, é bom dar uma olhada em toda a documentação disponibilizada pelo Google em seu site.

Fonte: GoogleXDA-Developers

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.