Publicidade

Jogos no Android 12 poderão rodar antes de terminar o download

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 12 de Julho de 2021 às 15h39

Link copiado!

Reprodução
Reprodução

Celulares com Android 12 poderão rodar jogos enquanto eles ainda estão baixando, anunciou o Google nesta segunda-feira (12) durante o Games Developer Summit, evento da empresa para desenvolvedores de games mobile. Qualquer jogo distribuído na Play Store pode implementar o recurso e permitir o início da jogatina até "duas vezes mais rápido" que a solução convencional, explica a companhia.

“Play as you download” (ou “Jogue enquanto baixa”, em tradução livre) funciona de forma bem parecida a recursos de consoles mais modernos e em softwares para PC. Se ele for implementado pelo desenvolvedor, o usuário pode aproveitar uma prévia do game enquanto o restante do conteúdo é baixado pela internet em segundo plano.

Continua após a publicidade

No celular, isso não tinha aplicação quando os jogos não eram lá tão grandes, mas à medida que foram ocupando cada vez mais espaço no armazenamento interno, os tempos para download também ficaram maiores e é interessante que existam formas de antecipar a sessão de jogo.

Na prévia, é normal que boa parte dos recursos do jogo não estejam disponíveis, mas as funções básicas devem estar presentes. Na demonstração do Google com o Touchgrind BMX, por exemplo, é bem provável que um único mapa estivesse disponível para o utilizador até que o download fosse concluído.

A novidade aproveita um novo gerenciamento de arquivos do Android 12 para permitir a execução durante o download. Segundo a documentação liberada pelo Google, o Incremental File System é um “sistema de arquivos virtuais Linux cujo propósito é permitir a execução de um programa enquanto seus arquivos binários e de recursos ainda estão sendo baixados da internet ou transferidos via USB”.

Função depende do novo formato de apps

Continua após a publicidade

Como a função depende do novo formato de apps que será implementado pelo Google, o atalho não será compatível com nenhuma outra versão do sistema do robozinho, mesmo se houver suporte do jogo pela Play Store. Para integrar a função ao game, inclusive, o desenvolvedor precisa construir o app já no formato Android App Bundle (AAB), que tomará o lugar dos arquivos APK a partir de agosto.

O formato AAB permite que jogos com mais de 150 MB substituam os arquivos de expansão legados (OBBs) por um único pacote com todo o conteúdo necessário para execução. A função, chamada Play Asset Delivery (PAD), otimiza o processo de atualizações e permite que os pacotes sejam veiculados no Google Play dispensando o uso de uma rede de fornecimento de conteúdo dedicada. Mais detalhes sobre a implementação podem ser conferidos na página de suporte do Google.

No primeiro momento, o “Jogue enquanto baixa” será colocado em fase beta. Desenvolvedores interessados devem se candidatar para o processo através de um formulário disponível no site oficial do projeto.

Fonte: XDA Developers