Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Android 12 Beta agora integra Google Play Games com o novíssimo painel de jogos

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 16 de Agosto de 2021 às 11h47

Link copiado!

Wagner Wakka/Canaltech
Wagner Wakka/Canaltech

Inspirado em recursos como o Game Launcher da One UI, o Android 12 deve trazer um novo recurso chamado Game Dashboard (painel de controle de jogos, em tradução livre), um centro de comando com acesso a ferramentas úteis para jogos como gravador de tela, monitor de FPS e atalhos para captura. O widget também deve trazer conquistas e rankings competitivos entre jogadores do Google Play Games, o que foi implementado na última versão beta 4.

Embora essa seja uma funcionalidade nativa do novo sistema operacional, o Google resolveu antecipar um pouco as coisas e apresentou uma prévia para quem instalou o Android 12 Beta 4. A ferramenta de integração veio incorporada à nova versão do aplicativo Play Games e parece estar empenhada em acabar com o conceito “jogos para celular”, pois incentiva a competitividade até em títulos mais casuais.

Continua após a publicidade

Desbloquear uma conquista fará com que um aviso apareça na parte superior da tela. Ao tocar nele, o usuário é redirecionado para um menu com todos os objetivos já destravados, uma lista dos que ainda faltam superar e um leaderboards com recordes obtidos por seus amigos ou de forma global. Tudo isso é exibido como uma janela de pop-up, em sobreposição à tela do game, sem a necessidade de sair do app ou interromper a jogatina.

Além dos placares e conquistas do Play Games, o “Painel de Jogos” também contará com botão de otimização — para melhorar o processamento e o consumo de RAM — e um atalho para iniciar um gameplay ao vivo no YouTube. Se tiver uma conta configurada, dá para exibir a tela enquanto usa a câmera e o microfone do celular para interagir com seus seguidores.

Adição antecipada

Quando anunciou o Game Dashboard, o Google havia mencionado que a disponibilização seria limitada a "certos aparelhos" com Android 12 ainda neste ano, mas nada foi dito sobre a integração dele com o Google Play Games já na versão beta. Embora ainda tenha uma compatibilidade limitada, segundo os testes feitos pelo site XDA-Developers, é interessante notar que o widget já pode ser desfrutado em alguns títulos.

Continua após a publicidade

O modo “Não Perturbe” também teve uma leve modificação para expandir o recurso também aos games. Assim, dá para realizar uma pré-configuração que evite notificações de jogos durante o horário de trabalho, o que ajuda a manter o foco durante um serviço importante.

Com a adição da integração do Google Play Games, o Painel de Controle de Jogos está quase completo. Faltam apenas as configurações de otimização do jogo, mas isso depende dos desenvolvedores, afinal eles precisarão usar a nova API do Android 12 para trazer melhorias de execução nos celulares, em especial naqueles de configuração mais mediana. Essa novidade será particularmente útil para games mais “pesados” ou com foco competitivo, no qual um desempenho aprimorado pode ser mais vantajoso do que gráficos bonitos.

Fonte: XDA-Developers