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Play Store deixará de abrigar aplicativos no formato APK; entenda
O Google anunciou uma mudança importantíssima para os desenvolvedores que planejam colocar seus aplicativos na loja oficial do Android. A empresa quer abandonar o uso de arquivos no formato APK na Play Store a partir de agosto deste ano. O objetivo é fazer com que os novos apps sejam publicados no formato Android App Bundle (AAB).
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A mudança deve impactar todo o ecossistema do Google, já que este novo modelo oferece alguns benefícios, como tamanhos reduzidos para download para os usuários. Segundo a gigante do Android, existem mais de 1 milhão de aplicativos em produção neste formato, "incluindo a maioria dos 1.000 principais aplicativos e jogos no Google Play, como Adobe, Duolingo, Gameloft, Netflix, redBus, Riafy e Twitter".

Apesar disso, há uma pegadinha aí: o Android App Bundle é um formato exclusivo da Play Store, o que dificultaria a redistribuição dos apps. Essa novidade vem no exato momento do anúncio da compatibilidade do Windows 11 com aplicações Android no formato APK. Com a mudança, apenas os programas mais antigos e já existentes devem rodar no sistema da Microsoft, enquanto os mais novos ficarão restritos à loja do Google (caso os desenvolvedores não liberem por conta os instaladores em APK)
Com a extensão APK, o desenvolvedor consegue remeter o mesmo aplicativo para várias outras plataformas de distribuição no Android, como Amazon AppStore, ApkMirror, Aptoide e Opera Mobile Store, só para citar algumas. Isso sem contar as lojas de distribuição produzidas em cima de versões modificadas do Android, como a Galaxy Store (Samsung). Agora, o criador será obrigado a recriar o app para o formato exclusivo se quiser participar da loja oficial do Android.

O requisito será apenas para novos aplicativos, segundo o Google, o que isenta o conteúdo que já está na loja de modo público ou privado. Updates em programas já existentes não serão afetados, e será possível mantê-los no padrão anterior. As expansões e complementos, que hoje usam o formato OBB, deverão adotar o Play Asset Delivery ou Play Feature Delivery.
Quem é desenvolvedor e pretende ter seu app rodando no máximo de celulares possíveis precisa se antecipar para publicá-lo antes da mudança. Caso contrário, corre o risco de ter seu público restrito “apenas” a usuários da Google Play Store.
O que você achou do anúncio do Google? Ele será positivo ou negativo para o mercado? Deixe sua opinião no campo de comentários abaixo.
Fonte: Android Developers
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