Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Huawei anuncia chegada da EMUI 13

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 21 de Outubro de 2022 às 11h47

Link copiado!

Reprodução/Huawei
Reprodução/Huawei
Tudo sobre Huawei

A Huawei anunciou a chegada da EMUI 13, sua versão modificada do Android para o mercado global. Trata-se da versão ocidental do HarmonyOS 3, lançado na China em julho deste ano, porém com algumas melhorias adicionais.

A EMUI 13 terá como trunfo três importantes novidades: o "arrastar para compartilhar", o SuperStorage e as interações personalizadas inteligentes. Vale lembrar que a Huawei é impedida de usar o Android oficial desde que foi banida dos Estados Unidos, portanto o sistema operacional é apenas baseado no software do Google.

Conheça as principais adições da EMUI 13:

Continua após a publicidade

Interações personalizadas inteligentes

Com a EMUI 13, o usuário poderá deslizar o dedo sobre o ícone do aplicativo para obter informações rápidas, inclusive sobre as opções de personalização e acesso instantâneo aos serviços. As Pastas Inteligentes, introduzidas na EMUI 12, agora podem ser redimensionadas para ocupar mais ou menos espaço da tela.

Você também poderá empilhar widgets do mesmo tamanho para economizar espaço, sendo possível visualizá-los e acessá-los de maneira simples. Também vai ser possível misturar widgets, botões do sistema e atalhos em pastas para aproveitar melhor o espaço da interface.

Continua após a publicidade

Drag to Share

O "arrastar para compartilhar" é um recurso importado nos PCs diretamente para os celulares da fabricante chinesa. Como o nome sugere, basta pressionar e segurar sobre textos, imagens, vídeos e arquivos para enviar para outra pessoa, executar em um aplicativo ou transferir para outro dispositivo.

O conteúdo deve ser arrastado para o chamado SuperHub, uma espécie de área de transferência gigante que armazenará os registros de conteúdos. Você poderá encontrar, reutilizar e excluir coisas previamente coladas com esse recurso.

Otimização do espaço

Continua após a publicidade

O SuperStorage promete resolver um dos maiores problemas dos smartphones: a falta de espaço de armazenamento. Até 20 GB podem ser liberados com um conjunto de atividades inteligentes executadas pela EMUI.

Arquivos duplicados serão empilhados, conteúdos pouco usados compactados e downloads já instalados excluídos. Esse gerenciamento será automatizado para não impactar na rotina dos usuários, e pode deixar os celulares mais rápidos por mais tempo.

Vínculo entre dispositivos

Continua após a publicidade

O Super Device e o Multi-Screen Collaboration são recursos já vistos em fabricantes rivais, mas que agora chegam aos aparelhos da Huawei para facilitar a integração. Huawei Vision, Huawei MateBook e Huawei MatePad Paper poderão funcionar como complementos para os celulares da empresa, inclusive para trocar arquivos rapidamente e trabalhar com múltiplas telas.

O vínculo foi pensado para proporcionar a conexão entre dispositivos. Um modo de paisagem vai permitir executar apps do celular na tela maior do computador ou de um tablet sem precisar instalar nada. No exemplo mostrado pela Huawei, a tela do celular foi espelhada no Windows 11, como ocorre com o app "Seu Telefone" e a integração com a linha Galaxy, da Samsung.

Troque rapidamente entre acessórios pareados

Continua após a publicidade

A gigante chinesa também exibiu o Music Share, recurso que permite transmitir sons de mídias, como vídeos e músicas, para dois fones de ouvido diferentes a partir de um único aparelho. Na prática, você poderá usar um headphone potente sem fio e earbuds em simultâneo, o que é ótimo para viagens de casais/famílias, quando você precisa que outra pessoa escute o mesmo que você.

Esse é um recurso que o próprio Android 13 trabalha em paralelo para oferecer. É pouco prático precisar parear e desconectar fones Bluetooth sempre que quiser usar mais de um acessório. A ideia do Google é permitir vários fones, caixas de som e TVs conectadas para você tocar sua música favorita em qualquer ambiente. Isso ainda não está incluso na EMUI 13, mas os desenvolvedores parecem estar se encaminhando para chegar nesse patamar em breve.

Nova central de segurança

Continua após a publicidade

Como de costume, o EMUI 13 terá recursos para ampliar a privacidade e proteger os dispositivos dos usuários. No menu de Configurações, foi introduzido uma nova "Central de Privacidade", que revelará quais aplicativos acessam seus dados pessoais e se estão infectados com vírus.

Uma ferramenta de varredura fará a análise recorrente para identificar possíveis riscos de segurança ou brechas abertas no sistema. Serão oferecidas dicas para solucionar tais problemas de modo simplificado.

A Huawei ainda não divulgou um cronograma de lançamento da EMUI 13, logo não há prazo de quando os dispositivos ocidentais receberão o sistema. Tendo em vista a necessidade de alcançar novos mercados, principalmente com a chegada das variantes do Android 13, é provável que não leve muito mais tempo.