Publicidade

O que é GrapheneOS e quais celulares são compatíveis com ele

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 03 de Julho de 2022 às 18h30

Link copiado!

Alveni Lisboa/Canaltech
Alveni Lisboa/Canaltech

O GrapheneOS é um sistema operacional móvel de código aberto construído sobre o Android e com foco em privacidade e segurança. O software é livre para quem quiser experimentar e foi construído para rodar corretamente na linha de celulares Google Pixel.

Celulares com GrapheneOS não usam Google Play Services de modo padrão como ocorre em aparelhos de outros fabricantes, embora tenham uma arquitetura muito similar. Os arquivos são instalados em formato APK, há suporte às lojas de aplicativos alternativas e os recursos principais do Android são os mesmos, porém o usuário é quem escolhe o que rodar.

Continua após a publicidade

Como vantagem, ele não possui softwares de fabricantes ou utilitários de operadoras, por isso oferece uma experiência limpa. Você terá um conjunto básicos de apps instalados e poderá descarregar o que quiser, mas com a consciência tranquila de saber que seu celular não ficará cheio de coisas indesejadas.

Um Android mais independente e seguro

O GrapheneOS funciona como uma solução alternativa tal qual a One UI (Samsung) e a MIUI (Xiaomi). Apesar disso, há notáveis diferenças entre um Android puro e o Graphene, não somente em termos visuais como em questão de rastreamento do usuário.

O SO implanta tecnologias para mitigar classes inteiras de vulnerabilidades e tornar a exploração das fontes mais comuns muito mais difíceis. O sistema de sandbox dos aplicativos, por exemplo, isola tentativas de invasão do sistema, foram fortalecidos. Apps conhecidos por monitorar a atividade do usuário, como redes sociais, ficam isolados nessa "bolha".

Continua após a publicidade

Isso parte de uma ideologia consolidada dos criadores do Graphene, pois são contrários à política de forçar os usuários a instalar aplicativos proprietários. A prática é comum no Google e na Apple, que trazem suas soluções embutidas no sistema de tal maneira que é impossível se desvencilhar.

Com isso, as pessoas acabam reféns das megacorporações, sem poder da escolha baseada em utilidade e qualidade. O navegador nativo, por exemplo, é chamado Vanadium e construído sobre o projeto Chromium, com uma premissa mais relacionada com o Brave. A empresa conta com dois aplicativos proprietários na Google Play Store: o GrapheneOS Secure Camera e o Secure PDF Viewer.

Origem do GrapheneOS

Continua após a publicidade

O desenvolvimento do GrapheneOS é liderado pelo programador Daniel Micay, também conhecido como thestinger. Antes, ele trabalhava com um grupo de desenvolvedores no CooperheadOS, outra versão modificada do Android, mas brigou com os cofundadores em 2018.

Com a separação, a equipe antiga foi para outro projeto e Micay se manteve focado no sistema, o qual apelidou de Android Hardning. Em 2019, thestinger rebatizou o SO para o nome atual. No mesmo ano, o Graphene ganhou sua primeira versão e fez sucesso por oferecer uma pegada livre das amarras do Google.

A primeira versão do Graphene veio ao mundo em 2019 e a mais recente foi lançada 22 de junho de 2022. O sistema segue sendo atualizado com frequência para entregar uma experiência igual ou superior ao Android 12.

Vale lembrar que o projeto do Graphene é totalmente não oficial, mas conduzido por profissionais altamente qualificados. A prova disso é que em março de 2022 a equipe lançou uma versão do Android 12L para a linha Pixel antes do Google.

Continua após a publicidade

Quais dispositivos são compatíveis com o GrapheneOS?

Esta é a lista oficial de celulares com suporte ao GrapheneOS:

  1. Pixel 6 Pro (raven)
  2. Pixel 6 (oriole)
  3. Pixel 5a (barbet)
  4. Pixel 5 (redfin)
  5. Pixel 4a (5G) (bramble)
  6. Pixel 4a (sunfish)
  7. Pixel 4 XL (coral)
  8. Pixel 4 (flame)
Continua após a publicidade

Dispositivos mais antigos não recebem atualizações completas, mas ainda podem rodar o sistema por meio das chamadas "versões de suporte estendido" do GrapheneOS. São eles:

Outros dispositivos poderiam rodar tranquilamente o Graphene, mas algumas incompatibilidades podem ocorrer. Para a maioria dos aparelhos, o hardware e o firmware impedirão o fornecimento de modo minimamente seguro, independentemente do trabalho realizado no suporte do dispositivo, portanto não é recomendado instalar em celulares que não sejam os Pixels.

Devo instalar o GrapheneOS no seu celular?

Continua após a publicidade

Depende de quem você é. Pessoas que precisam de um sistema mais seguro, que lidam com informações sensíveis ou são politicamente expostas (como ativistas, parlamentares ou jornalistas) podem se interessar por ter um celular menos vulnerável a rastreamentos — dizem que Edward Snowden teria instalado o Graphene para se proteger. Usuários mais avançados ou com experiência em programação também podem se aventurar, se quiserem.

Mas, para a maior parte das pessoas, a resposta seria não. Embora o sistema se mantenha atualizado há mais de três anos, não existe uma grande empresa bancando o GrapheneOS, portanto os desenvolvedores poderiam simplesmente abandonar o projeto e você ficar com um celular defasado.

Se você tem um celular da linha Pixel e não concorda com a política monopolizadora da gigante das buscas, talvez queira dar uma chance ao GrapheneOS. Caso seja um usuário comum, a melhor solução é se manter fiel aos grandes sistemas operacionais, porque eles têm menor probabilidade de dar dor de cabeça.