Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Android 13 vai reproduzir música em vários dispositivos simultâneos

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 17 de Outubro de 2022 às 11h00

Link copiado!

Montagem: Matheus Bigogno/Canaltech
Montagem: Matheus Bigogno/Canaltech

O Android 13 pode finalmente permitir a reprodução de música em múltiplos dispositivos ao apresentar o alternador de saída para aparelhos compatíveis com a tecnologia Cast. O recurso havia sido prometido para o Android 11, como parte da estratégia de renovação do reprodutor de mídia do sistema, mas só chega dois anos e meio depois.

Esse alternador de saída permite definir onde o som será tocado: se no player do celular, nos dispositivos Bluetooth pareados ou nos modelos compatíveis com a tecnologia Cast — streaming video e áudio para TV ou sistemas de sons. Ele fica posicionado no tocador de mídias e possibilita a mudança rápida de onde virá a música.

Continua após a publicidade

A vantagem do sistema é a possibilidade de alterar facilmente entre caixas de som e dispositivos de transmissão automaticamente, sem precisar desbloquear o telefone ou acessar as configurações. Se você está na sala, o celular se conecta ao cast da TV para tocar o vídeo, que continua a ser reproduzido em uma caixinha de som quando você vai para o quarto ou a um carro, para à rua.

Áudio sincronizado entre vários dispositivos

Segundo o especialista da Esper Mishaal Rahman, esse alternador começará a mostrar dispositivos de streaming vinculados ao no Android 13, em uma atualização futura, junto dos fones de ouvido ou da central automotiva sincronizada. Ainda conforme Rahman, os desenvolvedores precisarão adicionar trechos do código em seus aplicativos, tornando-os compatíveis com a biblioteca MediaRouter Jetpack.

O problema é a tecnologia ser de 2020 e até hoje nunca ter sido usada em nenhum aplicativo do Android 11 ou 12. A funcionalidade, inclusive, havia sido desativada remotamente pelo Google nestes sistemas devido à falta de utilização.

Continua após a publicidade

Mas, ao que parece, a Gigante das Buscas decidiu lançar a funcionalidade de modo diferente, sem que cada desenvolvedor precise mexer em seus aplicativos. O kit de desenvolvimento do Google Cast trouxe o streaming de mídias automático. Vantagem para o usuário, que não terá dificuldade para alternar, e para as empresas, que não precisarão lidar com mais um código embutido em seus produtos e serviços.

Agora, os dispositivos de transmissão parecem estar de volta e prontos para integrar o player de mídia do Android 13. Rahman conseguiu fazer a tecnologia funcionar no aplicativo Universal Android Music Player e rodando a versão mais recente do software do Google em um telefone Pixel. No Pixel 6 Pro, é possível ativar um recurso chamado o Stream Expansion, capaz de reproduzir mídias em vários alto-falantes ao mesmo tempo.

O Google nunca disse porque demorou tanto para trazer esse recurso, mas isso parece não importar muito agora. Com a interface pronta, resta à companhia lançar a atualização com a funcionalidade completa para celulares com Android 13. Essa visualização foi feita em uma versão de testes do sistema, logo ainda pode levar mais algum tempo para ser distribuída aos usuários finais.

Continua após a publicidade

Recentemente, também foi visualizado um experimento dos desenvolvedores do Android 13 para melhorar a qualidade de chamadas telefônicas. Chamada de "Clear Calling", a novidade promete reduzir ruídos de fundo durante as conversas, o que pode ser útil principalmente quando se está na rua ou em locais muito movimentados.