Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

HarmonyOS 3 tem interface e recursos revelados em vídeo

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 26 de Julho de 2022 às 12h15

Link copiado!

Reprodução/Huawei
Reprodução/Huawei
Tudo sobre Huawei

O HarmonyOS 3 deve ser relevado somente no evento da Huawei da quarta-feira (27), mas o CEO da empresa, Richard Yu, decidiu elevar o hype. Em seu perfil oficial no Weibo, a rede social mais popular da China, ele revelou um vídeo com um pedaço o trailer de lançamento.

O destaque são os grupos de widgets na tela inicial, que poderão ser separados por guias posicionadas ali mesmo. Ao clicar nessa "pasta", o sistema exibirá todos os utilitários ali guardados em um modelo tridimensional de visualização, como se estivesse em um arquivo físico de papel.

Continua após a publicidade

Outra novidade é o sistema de pastas para os atalhos na home do aparelho. Além de poder incluir os apps em uma pasta tradicional, o usuário também poderá ajustar o formato: quadrado (como antes) ou retangular na horizontal e vertical.

Na prática, esse recurso funciona mais como um agrupamento de itens similares do que uma pasta, porque os ícones continuarão a ocupar espaço na tela. No exemplo do vídeo, uma pasta tinha cinco ícones, mas só exibia três na home, o que é menos eficiente que o modelo tradicional do Android e do iOS com apenas um espaço é usado.

Mudanças na interface

Dá para notar também alguns ícones novos e animados com reações ao toque do dedo. O sininho das notificações, por exemplo, se move e muda de cor quando pressionado. O ícone de olho, cuja funcionalidade não está clara, pisca e também alterna de cinza para azul quando existe interação.

Continua após a publicidade

O HarmonyOS é um sistema operacional próprio da Huawei baseado em AOSP, uma plataforma de código aberto. Diferentemente de outras companhias, que criam apenas interfaces em cima de um software pronto, o Harmony foi totalmente trabalhado para ter vida própria e ser independente.

Richard Yu deve revelar todas as melhorias do HarmonyOS 3 durante o evento do próximo dia 27 de julho, em horário ainda a ser revelado. Além do sistema, é possível que a Huawei mostre também novidades sobre celulares e outros dispositivos.