Google testa novo design para a Assistente mais compacto e com visual do Pixel 4

Por Alberto Rocha | 18 de Julho de 2020 às 15h00
Tudo sobre

Saiba tudo sobre Pixel 4

Ficha técnica

Após anunciar que a sua assistente virtual agora é compatível com seis novos tipos de aparelhos eletrônicos, a Google prepara mais novidades para o software de inteligência artificial. De acordo com o site 9to5Google, a companhia pode trazer para demais dispositivos Android o mesmo visual compacto presente na nova Assistente do Pixel 4, com uma barra de luz colorida que preenche os lados da tela e a parte inferior ao chamar "Ei, Google" ou pressionar com o Active Edge.

De acordo com a publicação, o teste está rolando há algumas semanas e tem como grande diferença a eliminação do conjunto de ícones em forma de pílula, localizado na parte inferior da tela, conforme é possível analisar na captura abaixo. Além disso, não há mais o microfone que se anima em quatro pontos em forma de onda enquanto o usuário fala, sendo substituído pela barra de luzes coloridas.

Antes e depois do novo visual mais compacto da Google Assistente (Reprodução: 9to5Google)

Outro detalhe é a mudança de posição do botão para acesso do teclado, movido para o canto direito da tela, enquanto o do Google Lens - esse que também deve ganhar um atalho no Gboard, aparece ao lado direito próximo aos cards de sugestões. No mais, há um grande "Oi! Como posso ajudar?" em destaque no meio junto ao logotipo da Assistente.

As modificações podem parecer até sutis, porém são muito bem-vindas e como a própria Google tinha divulgado à época de lançamento da nova interface no Pixel 4, o design mais compacto não ocupa a tela inteira, preservando assim o que o usuário estava visualizando antes de interagir com a assistente de voz.

Novo design da Google Assistente otimiza o espaço na tela do smartphone (Reprodução: 9to5Google)

Aguardado recurso ficou de fora

A publicação destaca que o recurso de “Continued Conversation” (Conversa Continuada, em tradução direta), semelhante ao Google Home e Smart Displays, que permite comandos consecutivos, não está disponível nessa nova interface. Por enquanto, a ferramenta segue exclusiva no Pixel 4 e aguardada para o Pixel 4a - aparelho cuja renderização oficial foi publicada recentemente no site oficial da empresa.

Ressaltando que o novo design foi notado apenas por alguns usuários, bem comum em testes A/B como esses. Logo, não basta instalar a versão beta mais recente para receber a novidade, que pode ser liberada em breve em nova atualização para os usuários.

O que você achou dessa possível nova função? Deixe sua opinião nos comentários!

Fonte: 9to5Google  

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.