Publicidade

Gboard finalmente ganhará novo tema escuro e atalho para o Google Lens

Por| 12 de Julho de 2020 às 15h00

Link copiado!

Reprodução/Funzen
Reprodução/Funzen
Tudo sobre Google

Com a primeira versão Beta do Android 11 liberada no mês passado para os smartphones da linha Pixel, usuários e desenvolvedores já puderam experimentar algumas novidades do sistema operacional, entre elas melhorias no Gboard. Conforme apurado pelo 9to5Google, além das já anunciadas sugestões de texto e emoji com uso de inteligência artificial, o teclado customizável da Google também deve ganhar um botão para o Google Lens, além de permitir configurar o tema automaticamente com o padrão do sistema.

O modo escuro está disponível de forma nativa desde a versão 10 do Android, porém muitos aplicativos ainda não estão adaptados a esse recurso e o Gboard é um deles. Atualmente é possível definir cores para a interface do Gboard, porém não há um tema totalmente escuro e adaptado ao modo noturno. Note que a nova opção tem teclas e fundo com tons mais próximos do cinza.

Continua após a publicidade

De acordo com o site, que descompilou a versão 9.6.3 beta do app disponibilizada para os usuários na última semana, a Google finalmente oferecerá a opção “Automático (sistema)”, respeitando a alternância entre claro e escuro de acordo com o tema escolhido nas configurações do Android.

Outra novidade sútil, porém que não passou despercebida e que torna o teclado ainda mais customizável é a opção de alterar a fonte de Google Sans para Roboto.

Google Lens e Assistente direto no Gboard

Continua após a publicidade

As linhas de código também indicam que o Gboard pode ganhar um atalho de acesso rápido ao Google Lens e a Assistente, localizados logo acima dos números. Infelizmente não há uma integração mais profunda entre o teclado e os recursos desses apps, como acontece com a tradução e pesquisa na web, por exemplo, servindo apenas como acesso rápido mesmo.

Vale ressaltar que desde o ano passado a Google trabalha em integrar as funcionalidades de comando de voz da Assistente ao Gboard, inclusive tendo exibido o recurso pela primeira durante a Google I/O 2019.

Continua após a publicidade

Aos interessados, é possível se inscrever no programa de testadores através da Google Play Store. Lembrando que por não ser uma versão estável, bugs podem acontecer e tais novidades correm o risco de não serem lançadas ao público final.

Fonte: 9to5Google