Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Google quer facilitar a criação de aplicativos no Android para carros

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 19 de Maio de 2021 às 12h16

Link copiado!

Reprodução/Samsung
Reprodução/Samsung

As centrais multimídia já são realidade na maioria dos modelos de veículos de categorias mais elevadas, como esportivos, utilitários e SUVs. Elas ajudam a espelhar aplicativos do celular para a tela do carro e assim rodar os programas com mais segurança, sem a necessidade de desviar a atenção para o celular.

O Google agora parece disposto a facilitar a vida dos desenvolvedores interessados em levar seus apps de navegação, carregamento de veículos elétricos, reprodução de mídia e outros para os veículos. Ontem (18), durante a conferência anual de desenvolvedores Google I/O, a criadora do Android anunciou a extensão da sua biblioteca de aplicativos para oferecer mais suporte ao Android Automotive.

Continua após a publicidade

Este sistema operacional não deve ser confundido com o Android Auto, uma interface secundária que é apenas espelhada para os veículos e roda as aplicações dentro dela. O Android Automotive OS é como um Linux projetado para rodar em centrais multimídia e dispositivos de entretenimento. Em vez de usar smartphones e tablets, o Google o modificou o Android para que as montadoras pudessem usá-lo em seus carros.

Esta é uma notícia animadora para os criadores de apps, porque poderão criar apenas um único sistema compatível com duas plataformas diferentes: celulares e carros. Além disso, como a maioria das centrais suporta o Android Auto, as aplicações só precisam de pequenos ajustes (e da aprovação do Google, é claro) para rodar em praticamente qualquer marca e modelo de veículo do mundo.

A gigante da tecnologia anunciou já ter feito parceria com empresas para garantir o acesso antecipado: Parkwhiz, Plugshare, Sygic, ChargePoint, Flitsmeister e SpotHero, entre outras. As interessadas em participar do programa de acesso antecipado terão que preencher um formulário para posterior análise do Google.

Android direto nos carros

Continua após a publicidade

Não se trata exatamente de uma novidade, porque a versão de código aberto já existe há algum tempo, mas foi somente nos últimos meses que as fabricantes de automóveis começaram a voltar suas atenções para o sistema. É muito mais cômodo e funcional para o cliente ter um sistema embarcado no aparelho do carro do que precisar conectar seu telefone para rodar apps como Google Assistente e Maps.

Até o final do ano, a expectativa é que mais de 10 modelos de automóveis da Volvo, GM, Renault e Polestar saiam de fábrica alimentados pelo sistema operacional Android Automotive — todos com aplicativos e serviços integrados do Google e com permissão de instalar outros via Play Store.

Há dois anos, o Google abriu seu sistema operacional Android Automotive para desenvolvedores terceirizados levarem aplicativos de entretenimento para os sistemas dos veículos, o que despertou o interesse de montadoras pelo sistema operacional. O Polestar 2, carro elétrico desenvolvido pela Volvo, foi o primeiro, seguido pelo Volvo XC40 Recharge.

Continua após a publicidade

Será que o Android Automotive vai pegar ou as fabricantes de carros vão preferir manter o Android Auto? Comente e deixe a sua opinião.

Fonte: TechCrunch