Publicidade

Google Maps trará ruas mais detalhadas para pedestres e navegação em tempo real

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 18 de Maio de 2021 às 22h00

Link copiado!

Divulgação/Google
Divulgação/Google

O Google Maps receberá uma tonelada de novidades nos próximos meses para ajudar as pessoas a programar melhor suas saídas de casa. O objetivo é evitar estradas com muito tráfego ou áreas com aglomeração, algo muito importante no atual momento de pandemia. As novidades foram anunciadas na conferência de desenvolvedores Google I/O nesta terça-feira (18).

O interessante é que boa parte dos recursos servirão também para pedestres, o que pode fortalecer o Google Maps como um aplicativo de navegação para todos e não somente para motoristas.

Continua após a publicidade

Para estes últimos, as novas atualizações vão usar o aprendizado de máquina e informações de navegação para permitir um trajeto mais suave. Em vez de escolher o caminho mais rápido, que pode ser por uma via não pavimentada ou com fluxo intenso de carros, o motorista pode optar por uma rota alternativa mais tranquila.

Outra adição é a navegação por trajetos mais sustentáveis, nas quais se emite menos CO2 ou que possibilite o uso de bicicletas. Esse modelo dará preferência ao estilo preferido do usuário, mas pode ser configurado manualmente. Outros recursos falados anteriormente anunciados ficaram de lado nesta edição da I/O, mas você pode conferir as promessas na matéria produzida pelo Canaltech.

Pedestres em alta no Maps

Já para os que andam a pé, os mapas das ruas terão mais detalhes para ajudar na hora de escolher um trajeto. São caminhos que revelam as calçadas, faixas de pedestre, trilhas urbanas e até recursos de acessibilidade para ajudar pessoas com deficiência a encontrar uma rota adaptada para cadeira de rodas.

Continua após a publicidade

Os aprimoramentos na visualização ao vivo do Maps permitirão acesso aos dados diretos e em tempo real sobre a movimentação. Será possível ver placas de rua e saber a sua localização relativa a locais como sua casa, trabalho, hotel ou destino desejado.

Outra adição super bem-vinda é a exibição dos pontos de interesse baseados no dia e horário da consulta. Por exemplo: se você pesquisar no Maps às 23h, ele só vai mostrar as lanchonetes próximas que estão abertas naquele dia e horário — uma "mão na roda" principalmente para ajudar turistas a encontrar locais adequados para visitar, sem dar viagem perdida.

Continua após a publicidade

Será permitido também acessar imagens do Street View para ajudar a encontrar o lugar desejado pelas imagens da vizinhança. Isso tornará mais fácil entender o que está ao seu redor e se falta muito ou pouco para chegar.

Vai dar para saber, ainda, se um local está muito movimentado naquele momento, como parques, restaurantes ou atrações turísticas. A região ficará destacada no mapa com a informação se está mais cheia do que o normal, mais vazia ou com o público esperado.

Esses mapas de ruas mais detalhados serão lançados no Android e iOS em mais 50 cidades até o final de 2021, incluindo São Paulo/SP. Os demais, segundo o Google, devem chegar nos “próximos meses”.

Continua após a publicidade

O que acha das adições ao Google Maps? São recursos que vão facilitar a sua rotina? Comente no campo específico abaixo.

Fonte: Google