Publicidade

Android 12 vai transformar seu smartphone em chave para carros

Por| Editado por Patricia Gnipper | 18 de Maio de 2021 às 17h05

Link copiado!

Captura de Tela/Canaltech
Captura de Tela/Canaltech

Anunciado oficialmente pelo Google nesta terça-feira (18) durante o evento para desenvolvedores Google I/O, o Android 12 promete trazer diversas novidades para a plataforma, incluindo uma cara nova e mais soluções de conectividade. Junto a fabricantes de automóveis, a empresa também promete trazer mais comodidade e tecnologia para a experiência de dirigir.

Entre as novidades apresentadas pela companhia está a possibilidade de transformar seu smartphone em uma chave para seu carro. Usando o Android Auto wireless, consumidores vão poder usar chaves digitais seguras como forma de abrir e fechar portas ou até mesmo iniciar o motor de veículos compatíveis.

Continua após a publicidade

“Usando a tecnologia Ultra Wideband (UWB), você não vai ter nem que tirar seu telefone do bolso para usá-lo como uma chave de carro”, explica Erik Kay, vice-presidente de engenharia do Android. “Para os modelos de carro com o NFC ativado, é tão fácil quanto tocar seu telefone na porta do carro para destravá-la. Como é tudo digital, você também pode compartilhar remotamente a chave de seu carro de forma segura com amigos e familiares que precisam emprestar o carro."

Segundo Kay, inicialmente o novo recurso vai estar disponível em um número seleto de dispositivos Pixel e da linha Samsung Galaxy, mas modelos específicos não foram divulgados no momento. Entre as fabricantes, somente a BMW foi citada como uma das parceiras que já trabalham para trazer a novidade a seus carros produzidos no futuro.

Durante o anúncio, o Google também prometeu trazer a tecnologia de pareamento rápido a um número maior de produtos, o que inclui veículos da BMW e da Ford. A intenção da empresa é trazer a conectividade ao maior número de áreas, que incluem televisões inteligentes, sistemas de entretenimento e Chromebooks — clique aqui para conferir mais sobre as novidades que o Android 12 traz.