Publicidade

Google lança Android 16 e começa a atualizar celulares Pixel

Por  • Editado por Bruno De Blasi |  • 

Compartilhe:
Bruno De Blasi/Canaltech
Bruno De Blasi/Canaltech

O Google lançou a versão estável do Android 16 nesta terça-feira (10). Além das mudanças no visual, a nova geração do sistema operacional traz uma função similar às atividades ao vivo do iPhone

A distribuição do Android 16 começou nos dispositivos da família Pixel, do Google. A estimativa é que a atualização desembarque nos aparelhos de outras marcas, como Samsung, Motorola e afins, nos próximos meses. 

O Android 16 chega aos usuários com atividades ao vivo. Assim como na One UI 7, da Samsung, e no iOS, da Apple, o sistema ganhou widgets na tela de bloqueio e em uma pílula na barra de status de recursos em andamento, como a espera de uma entrega, player de música e afins.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Também há mudanças no design, com a linguagem visual Material 3 Expressive, que chegará mais tarde, e novas funções para proteger os usuários contra golpes e garantir mais privacidade no dia a dia. 

Google Pixel é atualizado

O Android 16 já está disponível para dispositivos Google Pixel elegíveis. Conforme observado em testes do Canaltech com uma unidade do Pixel 7a, o celular recebeu a nova geração com novo widget para contatos VIP, busca com Modo IA na tela inicial, integração do Gemini Live com apps do Google e outras melhorias.  

Já os celulares das demais marcas dependem do cronograma de suas respectivas fabricantes. A Samsung, por exemplo, deve liberar a nova geração sob a One UI 8 em breve, considerando que já começou a distribuir a One UI 8 Beta. Motorola e Xiaomi também tendem a iniciar o processo de atualização em breve.

Colaborou: Bruno De Blasi.

Veja também:

VÍDEO: Sabia que seu Android tem novas proteções contra roubo no Brasil? Ative já e fique seguro!

Continua após a publicidade