Publicidade

Dynamic Island no Android? Realme e Redmi podem copiar recurso do iPhone

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 19 de Setembro de 2022 às 16h41

Link copiado!

Apple
Apple

Redmi e Realme começaram a travar uma batalha para ver qual empresa será a primeira a levar o Dynamic Island para o Android. O recurso foi lançado pela Apple exclusivamente para o iPhone 14 Pro e iPhone 14 Pro Max para aproveitar o recorte de câmera e os alto-falantes, que geralmente apenas atrapalhavam a tela.

A informação não é oficial e foi compartilhada pelo canal EqualLeaks no Telegram. Ao que parece, ambas as empresas corretem contra tempo para fabricar celulares compatíveis com o recurso. Muitas empresas decidiram fazer notchs (nome daquela região superior onde fica a câmera, sensores e alto-falantes) mais enxutos para ocupar menos espaço do display.

Continua após a publicidade

Se isso for verdade, é possível que os celulares Android voltem a abusar de espaços maiores, afinal eles seriam ocupados por notificações e outros recursos visuais integrados. Redmi e Realme costumam fabricar aparelhos mais intermediários, logo o recurso poderia ser implementado via software sem muita dificuldade, ao contrário do que acontece com os iPhones da Maçã.

A Realme pode estar trabalhando na "realme Island" para dar multifunções ao recorte da câmera na tela. A ideia seria dar diferentes formas e tamanhos para exibir desde chamadas telefônicas até alertas, notificações e funcionalidades integradas.

Já a Redmi vai na mesma linha da concorrente, mas não pretende ser tão ampla. O Redmi K60 poderia ser o primeiro (e único até o momento) aparelho a receber a "Smart Island". Ainda não está claro o que esperar, mas é bem provável que as ideias da Apple sejam replicadas.

Dynamic Island virá para o Android?

Continua após a publicidade

Se as gigantes chinesas realmente estão dispostas a brigar nesse mercado, provavelmente outras empresas ocidentais podem ir mesmo caminho no futuro. A parte interessante é que o Android é um sistema mutável e altamente ajustável pelos desenvolvedores, logo basta que um implemente a "ilha dinâmica" para os rivais copiarem a funcionalidade, dando seus toques próprios de design.

Resta saber se o usuário está a fim de ter essa solução copiada da Apple. O notch ampliado significa menos espaço de tela para visualizar vídeos ou executar jogos, o que pode ser algo negativo para muita gente.

É provável que as primeiras versões sejam exclusivas de consumidores da China e da Índia, dois dos maiores mercados do planeta, para ver como será a recepção. Se houver elevada demanda, possivelmente outros fabricantes tentem entregar uma ilha dinâmica em 2023.

Na semana passada, um usuário criou um tema para a MIUI 13 que simula o efeito nos aparelhos da Xiaomi. O "Grumpy UI" está em desenvolvimento e possui suporte apenas ao idioma chinês, mas fez muito sucesso por levar a "ilha dinâmica" para celulares comuns.