App Google Assistente também já tem versão com visual Material You; confira

App Google Assistente também já tem versão com visual Material You; confira

Por Igor Almenara | Editado por Douglas Ciriaco | 27 de Setembro de 2021 às 13h00
André Magalhães/Canaltech

O app Google Assistente é o mais recente programa do Google que recebeu os elementos visuais da Material You. Recheado com as cores do tema dinâmico, o assistente nativo do Android finalmente fica pronto para embarcar a nova versão do sistema operacional.

As capturas de tela compartilhadas pelo site XDA Developers mostram o Assistente mais sóbrio, porém mais apegado ao tema do sistema operacional. A fonte que apresenta a transcrição do comando de voz é apresentada com a cor predominante do papel de parede, enquanto o fundo é sombreado com um tom derivado dele.

Tema dinâmico é a principal mudança do Google Assistente retrabalhado com Material You (Imagem: Reprodução/XDA Developers)

Dá para encontrar também ligeiras mudanças no formato de botões, agora mais retangulares do que antes, bem como aconteceu em outros apps do ecossistema Google. As mudanças, porém, acabam aí, então não é uma repaginada tão evidente quanto os demais aplicativos da empresa.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Destaque é o tema dinâmico

Já que as mudanças são pequenas, o destaque fica mesmo para a adaptação ao tema dinâmico — recurso até agora exclusivo do Android 12. Sendo assim, é pouco provável que essa alteração faça muita diferença para quem está em edições anteriores do sistema operacional, como fez o Gmail há algumas semanas.

Botões também receberam novo formato após a atualização (Imagem: Reprodução/XDA Developers)

A distribuição do Google Assistente com tema dinâmico está acontecendo gradativamente para testadores do Android 12 na versão mais recente do app (12.37.19.29) disponível para download na Play Store. Mesmo que o programa esteja atualizado no seu aparelho, pode acontecer de a atualização ainda não aparecer — neste caso, resta apenas esperar até que o Google libere a novidade para você.

O Android 12 ainda não tem data oficial de lançamento, mas a previsão é de que isso aconteça no dia 4 de outubro deste ano, segundo um suposto documento do Google vazado na internet. Por enquanto, o sistema continua disponível somente para dispositivos compatíveis com o Android beta.

Fonte: XDA Developers

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.