Publicidade

Android Automotive 13 é lançado pelo Google

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 25 de Agosto de 2022 às 18h22

Link copiado!

Reprodução/Google
Reprodução/Google

Nesta quinta-feira (25), o Google deu à luz ao Android Automotive OS 13, seu novo sistema operacional adaptado para veículos. Construído sobre a mais recente versão do Sistema do Robô, lançada em meados de agosto, o novo SO adiciona mais versatilidade para a plataforma veicular e enfim introduz a nova Bluetooth stack conhecida como “Gabeldorsche”.

As adições do AAOS 13 são majoritariamente voltadas para desenvolvedores (neste caso, montadoras). O pacote é composto por novas APIs, aprimoramentos de suporte para uma série de funcionalidades, a presença de um Painel de Privacidade para controle de permissões concedidas (similar a que existe no Android 12), compatibilidade com banda ultralarga (UWB) (útil para chaves, por exemplo) e mais.

Continua após a publicidade

Uma parte importante desta compilação está na introdução do “Android Auto Receiver”, um aplicativo nativo que capacita o Android Automotive OS 13 de executar interfaces alternativas. A função é especialmente útil em cenários de uso temporário do veículo, como em carros emprestados ou alugados.

Conheça o Gabeldorsche

Apresentada no Android 11 como uma opção no menu de configurações, a Bluetooth stack “Gabeldorsch” é a evolução do Fluoride, plataforma nativa do Android. Trata-se de um software responsável pelo gerenciamento de conexões bluetooth com o veículo, um mecanismo necessário para uniformizar a conexão sem fio entre dispositivos.

Continua após a publicidade

Em comparação com a versão anterior, o Gabeldorsch não introduz melhorias significativas, mas aparentemente tem melhores capacidades de escaneamento. Dado o estado atual da ferramenta, a stack deixa de ser uma opção alternativa escondida no menu de Configurações e passa a ser habilitada por padrão.

De onde vem o nome?

A palavra "Gabeldorsche" é uma tradução da palavra "forkbeard" que, em português, pode ser entendido como "abrótea" — peixe popularmente conhecido como "bacalhau brasileiro". Contudo, além de identificar o animal, "Forkbeard" era o sobrenome de um dos filhos e sucessor direto do rei dinamarquês Harald "Bluetooth" Gormsson.

É de Harald Gormsson que surgiu o nome "Bluetooth" para a conexão sem fio e, muito provavelmente pelo vínculo parentesco, o Google decidiu batizar a nova stack com o nome de seu sucessor.