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Twitter deve se tornar também um aplicativo de podcasts

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 25 de Agosto de 2022 às 17h06

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Reprodução/Twitter
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O Twitter pode oferecer em breve um serviço voltado para podcasts. A rede social já possui um recurso de áudio, o Espaços, lançado no ano passado para rivalizar com o Clubhouse, que possibilita a realização de conversas ao vivo por voz. A ideia, contudo, seria uma evolução da ferramenta atual.

O usuário poderia escutar programas completos gravados por meio de listas de reprodução próprias ou criadas com base nos tópicos de seus interesses. Para isso ser possível, a guia do Espaços será redesenhada para "Estações" (Stations, em inglês) e oferecerá suporte a RSS externo e gravações do próprio Twitter.

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Os Espaços ao vivo e os gravados ainda permanecerão disponibilizados na guia, mas devem ser movidos um pouco mais para baixo. Nesta fase inicial, apenas um pequeno grupo de usuários do mundo inteiro devem receber a novidade, que funcionará apenas em inglês.

Segundo os desenvolvedores, quanto mais o usuário escutar, mais personalizada serão as sugestões de áudio. O algoritmo deve considerar o comportamento do usuário, os interesses de pesquisa e os perfis atualmente seguidos. “O que estamos realmente tentando capturar aqui é como se outro usuário recomendasse algo para você”, explicou o gerente sênior de produtos do Twitter, Evan Jones.

Podcasts direto no Twitter

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Se a ideia vingar, o Twitter teria algo que nenhuma outra ferramenta possui: a recomendação automatizada (e certeira) de podcasts. Hoje, a maioria das pessoas conhece bons programas a partir de indicações de amigos ou ao acessar dados dos mais escutados nas plataformas de áudio. Em geral, isso é algo positivo, mas deixa os pequenos produtores de conteúdo em áudio em um imenso limbo da falta de audiência.

Como a rede de microblogging já é famosa, seria um ótimo ponto de partida se as pessoas pudessem compartilhar conteúdos enquanto escutam. Por enquanto, só é possível fazer esse envio para a linha do tempo de pequenos recortes, o que nem sempre faz jus à qualidade do podcast. Ainda assim, é provável que as ferramentas do Espaços sejam mescladas a essa nova, com ótimos resultados para ouvintes e criadores.

A iniciativa faz todo sentido, afinal o Espaços parece ter sido a única ferramenta de áudio das gigantes da tecnologia a alcançar algum êxito. Facebook e Instagram deixaram de lado, assim como o Reddit, o LinkedIn e o Spotify. Esta pode ser a oportunidade de ouro para a rede do passarinho dar um upgrade merecido no seu serviço.