Publicidade

Qual é a origem do nome Bluetooth?

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 15 de Maio de 2022 às 11h00

Link copiado!

Igor Almenara/Canaltech
Igor Almenara/Canaltech

O nome Bluetooth tem origem do rei dinamarquês Harald “Bluetooth” Gormsson, um dos grandes responsáveis pela união da Dinamarca e da Noruega no ano de 958. O apelido, que se traduz para o português para algo como “Dente Azul”, se deu por um dos dentes apodrecidos do monarca, cuja coloração se aproximava de azul-escuro e cinza.

Segundo os responsáveis pelo protocolo, o nome surgiu em 1996, quando três grandes líderes do mercado de tecnologia da época — Intel, Ericsson e Nokia — se reuniram para discutir sobre a padronização na comunicação. Durante o encontro, o engenheiro da Intel Jim Kardach sugeriu que o protocolo em desenvolvimento recebesse o codinome “Bluetooth”, que posteriormente viria a se tornar o nome definitivo.

Continua após a publicidade

O motivo que fez Kardach se lembrar do rei dinamarquês não é claro, mas dizem que o engenheiro estava lendo o romance The Long Ships, em que são contadas as histórias e aventuras dos vikings. Um dos contos incluídos no livro descreve como “Bluetooth” Gormsson unificou tribos sob seu reinado.

Sem negar essa teoria, o site oficial do Bluetooth menciona que Kardach percebeu na história semelhanças com a proposta do protocolo de comunicação. “O rei Harald ‘Bluetooth’ ficou famoso por unir a Escandinávia, assim como pretendíamos unir as indústrias de PCs e celulares com uma conexão sem fio de curto alcance”, disse o executivo.

Faltou tempo, mas não criatividade

Próximo do fim do período de desenvolvimento, os esforços da equipe de marketing se voltaram para a criação de um nome definitivo. As opções mais interessantes eram RadioWire ou PAN (Personal Area Networking) — com este último sendo o mais cotado. Os materiais de divulgação começaram a ser produzidos em cima do acrônimo, até que, após uma pesquisa mais aprofundada, percebeu-se que ele era um resultado extremamente comum pela internet.

Continua após a publicidade

Não daria tempo para voltar e optar pelo nome RadioWire até o lançamento, mas era necessário ter um nome para lançar o protocolo — daí, Bluetooth foi a única escolha que restou. Felizmente para os responsáveis do padrão, o nome rapidamente se popularizou e se tornou sinônimo para a transferência de dados de curta distância.

De onde vem a logo do Bluetooth?

Também de origem nórdica, a logo que estampa o Bluetooth desde sua criação surgiram de uma recriação de símbolos rúnicos (antigas letras germânicas e escandinavas) que une os caracteres “H” e “B”, iniciais de Harald Bluetooth.