Publicidade

Fuchsia OS chega a mais um dispositivo inteligente do Google

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 25 de Agosto de 2022 às 17h18

Link copiado!

Reprodução: Google
Reprodução: Google

O Fuchsia OS, sistema operacional do Google para dispositivos inteligentes, deve chegar a mais um aparelho da empresa. O Nest Hub Max é o mais novo membro da família que inclui Nest Hub e / Google Home Hub. Este agora é o único dispositivo com o Fuchsia vendido atualmente, afinal os anteriores já foram descontinuados.

  • Fuchsia OS testa bandeja de apps e controle de Bluetooth no Nest Hub
  • Fuchsia OS vai substituir Android em celulares Samsung, dizem informantes

Na prática, quase nada deve mudar para o usuário, porque o sistema é exatamente o mesmo no quesito visual e de recursos, exceto por um menu com opções Bluetooth e a marcação "Fuchsia version” das configurações. Isso ocorre porque a interface usa o Flutter, uma linguagem de programação do Google presente em todos os sistemas da empresa, inclusive no Android.

Continua após a publicidade

O Fuchsia, contudo, é uma espécie de versão melhorada do software anterior, Android Things — versão simplificada do Android descontinuada em 2021 —, embora ninguém saiba quais são os benefícios para o consumidor. A única certeza é que o update coloca o Nest Hub Max no patamar mais recente da companhia, principalmente em termos de atualizações futuras e compatibilidade.

Qual o propósito do Fuchsia SO?

A expansão é um aceno do Google rumo ao fortalecimento dos seus dispositivos inteligentes, principalmente em um sistema sem base no Linux. Por ser uma proposta de código aberto, a gigante das buscas parece estar em uma espécie de teste próprio antes de distribui o Fuchsia para outras fabricantes.

Por outro lado, é difícil para os engenheiros do Google criar algo para desbancar o Android e o Chrome OS, dois sistemas operacionais bem acabados e com grande sucesso. A ideia original seria substituir o Android em celulares de baixo custo e modelos de entrada, mas isto ainda parece longe de acontecer.

Continua após a publicidade

Resta saber se algum dia o SO seguirá a promessa original de centralizar telas inteligentes, caixas de som, notebooks e smartphones. Por enquanto, o lançamento ainda parece parte de uma eterna cortina de fumaça, que não se dissipou e assim permanecerá nos próximos meses.