Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Android Auto recebe novo visual e recursos para otimizar o uso nos veículos

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 06 de Janeiro de 2023 às 21h30

Link copiado!

Reprodução/Google
Reprodução/Google
Tudo sobre Google

O Android Auto foi atualizado para uma versão redesenhada, com uma navegação mais simples, melhorias na comunicação e reprodução de mídia otimizada. As mudanças chegaram com alguns meses de atraso, mas prometem recompensar os usuários do aplicativo em centrais multimídias de veículos.

A primeira novidade é o reposicionamento de alguns aplicativos na tela. Vários atalhos estão presentes, mas o destaque é para os relacionados às mensagens e ao telefone, facilitando a realização de chamadas. O Google Maps também fica posicionado logo no início para incentivar o uso facilitado.

Continua após a publicidade

Falando em chamadas, o Android Auto agora vai permitir a realização de ligações pelo WhatsApp em telefones da linha Pixel e da Samsung. Tudo deve funcionar como no próprio aplicativo, mas com a exibição dos dados na tela do veículo.

O Google Assistente também passará a oferecer sugestões mais inteligentes para recuperar chamadas perdidas, compartilhar horário estimado de chegada, tocar músicas e reproduzir podcasts. O aplicativo do YouTube deve chegar também para alguns modelos, embora só seja liberado quando o veículo estiver parado.

Layout de tela dividida no Android Auto

Outra alteração visual notável é a exibição em tela dividida de alguns apps para oferecer acesso rápido a músicas, mensagens e serviços. Esse layout é aplicado para todos, independentemente da orientação da tela do seu carro, o que dá mais possibilidades de uso. Uma barra de progresso exibe quanto tempo falta para concluir a reprodução de uma mídia.

Continua após a publicidade

Por fim, vale ressaltar que o compartilhamento de chaves digitais de carro também deve chegar em uma atualização futura para donos de telefones da Samsung e da Xiaomi (até o fim de 2023). Nesta fase inicial, apenas carros da BMW devem ser contemplados, mas o Google planeja expandir para outras em breve.

Essas chaves são armazenadas no celular e funcionam como aquelas feitas de metal, porém podem ser compartilhadas com pessoas autorizadas a dirigir seu veículo. A vantagem é a desnecessidade de colocá-las na ignição, já que o carro poderá dar a partida apenas no apertar de um botão.

Esta renovação do Android Auto foi anunciada durante a conferência anual Google I/O de 2022. A mudança era necessária para acompanhar a evolução das centrais multimídias dos veículos e também a concorrência da Apple com o seu CarPlay. Resta saber agora se todos os veículos poderão migrar ou se haverá algum tipo de limitação para os usuários.

Continua após a publicidade

Em agosto de 2022, o Google lançou a sua versão de sistema operacional para carros: o Android Automotive 13. O SO adicionou mais versatilidade para a plataforma veicular e introduziu a nova tecnologia de Bluetooth conhecida como “Gabeldorsche”.