Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Google vai remover modo de direção por voz do Assistente

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 10 de Outubro de 2022 às 14h25

Link copiado!

Google vai remover modo de direção por voz do Assistente
Google vai remover modo de direção por voz do Assistente
Tudo sobre Google

O Google anunciou o fim do Modo de Direção do seu assistente de voz. O recurso permitia interagir com o Google Assistente para ter acesso rápido aos controles de áudio, contatos, navegação e outros atalhos do celular enquanto a pessoa dirigia. Trata-se de uma novidade mostrada no Google I/O de 2019, mas que só foi lançada em 2021 e deve ser desativada em 21 de novembro de 2022.

Esse recurso não é igual ao Modo de Direção do Google Maps, integrado ao aplicativo de navegação para permitir a condução facilitada enquanto você dirige. Nos mapas, a funcionalidade é usada para alterar rotas, adicionar paradas ou obter informações sobre o trajeto.

Continua após a publicidade

O recurso de direção autônomo do Assistente, contudo, ia além do Google Mapas. A promessa era expandir a experiência para outros softwares rivais, possibilitando uma usabilidade aprimorada por voz. Em vez de dizer "Ok, Google, inicie o modo de direção", agora você deverá fazer a navegação pelo Google Maps se quiser manter a condução pela fala.

Automóveis que rodem o Android Auto nativamente ainda poderão usar os comandos por voz, mesmo no Waze ou outra solução. Quem usa outro tipo de sistema ou apenas o celular com o Google Assistente deverá se contentar com a falta de suporte ou apenas migrar para o Google Maps.

Uma solução que não emplacou

Quando foi anunciado, o modo de condução por voz deveria substituir o aplicativo "Android Auto por Phone Screens", descontinuado com a chegada do Android 12. Esse programa simulava a tela de uma central multimídia no seu celular, espelhando a imagem para a tela do carro, o que causava bugs eventuais na experiência.

Continua após a publicidade

Os desenvolvedores do Google não deram uma justificativa para excluir o recurso. Possivelmente, as pessoas não o estavam usando como o esperado ou subutilizando a ferramenta, afinal muitas centrais multimídia dos veículos já são integradas ao Android Automotive.

Em junho, o aplicativo do Google para Android recebeu uma atualização que liberou o uso do comando de voz no app durante a navegação no Google Maps em segundo plano. Isso passou a ocorrer mesmo quando o dispositivo não está conectado à Internet, somente com a integração ao GPS.