Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Android 15 vai mostrar a saúde da bateria nas configurações, diz site

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 21 de Junho de 2024 às 09h41

Link copiado!

Douglas Ciriaco/Canaltech
Douglas Ciriaco/Canaltech

O Google prepara uma central de diagnósticos para verificar se há problemas no celular sem depender da assistência técnica. A novidade deu as caras no Android 15 Beta 3 e oferece testes para a tela e uma página para verificar a saúde da bateria. A expectativa é que o novo recurso seja liberado junto com a versão final do sistema até o fim do ano.

Diagnósticos do dispositivo no Android 15

A nova função foi descoberta pelo desenvolvedor Mishaal Rahman e divulgada pelo Android Authority nesta quinta-feira (21). Junto com o lançamento do terceiro Beta, o sistema trouxe uma nova página nas configurações do Android, conhecida como “Diagnóstico do dispositivo”.

Continua após a publicidade

O menu oferece algumas opções para testar o hardware do aparelho e verificar se há algum problema existente. A começar pelas análises manuais da tela e do touch, similar ao que a Samsung oferece em seus celulares e tablets de maneira nativa.

Também há páginas de status, como a de bateria. Ao acessar a nova área, o proprietário do dispositivo consegue verificar a saúde da peça e a contagem de ciclos para averiguar se precisa trocá-la ou não. Ainda é possível apurar a durabilidade do armazenamento sem depender de apps de terceiros.

Além disso, o sistema oferece um modo de avaliação para você usar o seu celular para testar outro dispositivo. Essa opção realiza uma sequência de análises para buscar problemas no aparelho de um amigo, por exemplo.

Quando chega o Android 15?

O novo recurso deve ser liberado a todos junto com a versão estável do Android 15, prevista para o segundo semestre deste ano. Porém, apenas os celulares e tablets elegíveis da família Google Pixel devem receber a atualização logo na estreia da nova geração, considerando que os demais fabricantes seguem calendários próprios.

Além da central de diagnósticos, a atualização vai trazer uma opção para esconder apps e outros recursos de segurança para manter o dispositivo mais protegido em caso de roubo ou furto. Veja o que esperar do Android 15.

Fonte: Android Authority