Android 12 tornará mais eficiente a opção de evitar propagandas direcionadas
Por Igor Almenara | Editado por Douglas Ciriaco | 04 de Junho de 2021 às 09h45
O Android 12 aprimorará o bloqueio de compartilhamento de dados destinados à personalização de propagandas. Conforme informa um documento publicado pelo Google nesta quarta-feira (2), o sistema deixará o caminho livre para que usuários se neguem a receber propagandas baseadas em seus interesses e hábitos de forma mais eficiente.
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A adição mais eficiente na contenção de direcionamento de propagandas virá como parte de uma atualização futura — provavelmente ainda no período beta. Com a novidade, usuários poderão optar por não fornecer dados sobre sua atividade, substituindo seu identificador por uma sequência de zeros.
Atualmente, a opção para desabilitar propagandas direcionadas já existe no Android (encontrada nas configurações do Google, no menu de configurações). Contudo, apps ainda poderiam ver o identificador do usuário em alguns casos — para análises, por exemplo. Em julho, a gigante entrará em detalhes sobre meios alternativos para que anunciantes coletem dados para “consultas essenciais”.
Essa alternativa não é tão poderosa quanto a solução do App Tracking Transparency do iOS 14.5. No entanto, assim como a política da Apple, resulta na veiculação de propagandas menos personalizadas e, provavelmente, menos eficientes, quando é ativada pelo dono da conta Google.
Na prática, a mudança é mais impactante para o desenvolvedor e, claro, para o anunciante. O usuário final pode notar que as propagandas associadas à conta Google podem se tornar menos precisas com seus gostos particulares quando acionar o recurso, mas os anúncios não devem se tornar menos frequentes.
No primeiro momento, aplicativos que rodam no Android 12 serão os primeiros a enfrentar as mudanças, mas o Google expandirá essa norma para todos os apps que usam o Play Services no começo de 2022.
Fonte: 9to5Google, Google