Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Android 12 terá sistema aprimorado de busca universal; veja como isso funciona

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 03 de Setembro de 2021 às 11h57

Link copiado!

Divulgação/Google
Divulgação/Google

O Android 12 está na cara do gol, já nos seus últimos meses de experimentação no programa Android Beta. Ainda assim, o Google segue com cartas na manga para adicionar ao sistema operacional. Recentemente, foi descoberto um novo mecanismo de busca universal integrado ao SO que permite encontrar rapidamente aplicativos, contatos, arquivos e ajustes das configurações.

A descoberta foi descrita em detalhes pelo canal do YouTubeIn Depth Tech Reviews. O mecanismo de busca prioriza a exibição de resultados encontrados na memória interna e, graças à profunda ligação com os arquivos do celular, apresenta resultados úteis com bastante agilidade, bem como fazem SOs para computador.

Continua após a publicidade

A função de pesquisa pode ser encontrada no topo da bandeja de aplicativos. Quando está devidamente habilitada — processo que exige acesso privilegiado (root) ao celular —, a ferramenta exibe a sugestão “Pesquise no seu celular e mais”. Clicar nela exibe o teclado virtual para iniciar a pesquisa avançada que vai muito além do que simplesmente encontrar aplicativos.

Termos inseridos no campo retornarão resultados do celular de várias formas: se for um aplicativo, o atalho aparece logo de cara; se forem nomes de contatos, os resultados incluem o atalho para o app Contatos e chats diretos em mensageiros (como WhatsApp e Telegram); se forem opções do menu de Configurações (Wi-Fi e bateria, por exemplo), a ferramenta leva os interruptores da seção direto para a bandeja, encurtando o caminho até os ajustes.

Novidade (mas nem tanto)

Na prática, essa função é bem parecida com soluções já implementadas por outros desenvolvedores de modificações do Android. Exemplo de distribuição é a One UI, da Samsung, que tem função bem parecida também na bandeja de aplicativos.

Continua após a publicidade

Agora, a novidade do Android 12 parece estar escondida sob linhas de código. O youtuber conta que conseguiu ativar o recurso a partir de um módulo do hacker kdrag0n (@kdrag0n, no Twitter), o mesmo programador que encontrou indícios do tema dinâmico do SO do Google antes do anúncio oficial.

O Android 12 tem lançamento aguardado para setembro ou outubro deste ano, considerando o padrão de lançamentos do Google. Por enquanto, não há certeza de que a ferramenta de pesquisa nativa será parte de todo dispositivo Android ou se será exclusiva para celulares da linha Pixel. Agora, resta aguardar por mais detalhes.

Fonte: In Depth Tech Reviews