Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Novo tema escuro do Android 12 não economiza bateria em telas AMOLED

Por| 19 de Fevereiro de 2021 às 13h15

Link copiado!

Reprodução/Tom's Guide
Reprodução/Tom's Guide

O Beta para desenvolvedores do Android 12 mudou ligeiramente o tom do tema escuro nativo do sistema. Quem já testa o sistema em celulares da linha Pixel nota que a cor deixou de ser totalmente preta — o que gera ligeira economia de bateria em dispositivos com display AMOLED — para adotar um tom derivado da cor azul.

Implementado desde o Android 10, lançado em 2019, o tema escuro foi uma adição importante para dispositivos equipados com tela com tecnologia OLED. Nesse tipo de display, quando totalmente preto, o pixel se mantém desligado, o que gera potencial para economia de energia e, obviamente, dá um toque especial na interface com o altíssimo contraste.

Continua após a publicidade

O Android 12 liberado para desenvolvedores aparentemente mudou esse tom nos dispositivos Pixel e pode indicar mudanças também para o sistema final. Assim, celulares que apostam no Android puro ou pouco modificado podem perder a vantagem de ter fundo totalmente preto e, como consequência, gastariam um pouco mais de energia para a representação das cores.

Ainda há esperanças para os usuários que preferem o tema escuro tradicional. As diversas distribuições do sistema — como One UI e MIUI — podem adaptar o visual da forma que preferirem. Além disso, a mudança pode fazer parte da adaptação do Android 12 para o sistema de interface dinâmica, que muda de acordo com o papel de parede.

É cedo para presumir quais serão as novidades do novo SO, principalmente em mudanças visuais. O sistema distribuído aos desenvolvedores é coberto pela “Google Experience”, que oculta algumas das transições, aparência e detalhes menos relevantes para a construção de aplicativos. Vale lembrar, portanto, que não há previsão de lançamento para o novo sistema, mas espera-se que o anúncio aconteça em meados de setembro — considerando a data de anúncio das versões anteriores.

Fonte: Android Police