Publicidade

Android 12 tem novo visual revelado em vazamento; confira as imagens

Por| 17 de Fevereiro de 2021 às 12h50

Link copiado!

GizChina
GizChina

O Android 12 trará uma grande repaginada no visual da interface de usuário. O próximo passo do sistema operacional dita novos padrões para as fabricantes parceiras, que devem levar abordagens próprias para suas respectivas variações do SO — mas que respeita a identidade do Google, com botões espaçados, cores pastéis, ícones simplificados, melhorias em usabilidade para mãos pequenas e temas dinâmicos.

Conhecido internamente como Material NEXT, as renovações no visual do Android 12 apresentam alterações que se estendem por toda a navegação. Capturas de tela fornecidas pelo XDA Developers demonstram a identidade adotada pela Google na nova abordagem, que facilmente remete a skins conhecidas como a One UI e até com o iOS.

Continua após a publicidade

Nas capturas de tela, dá para notar que o Material NEXT é bem diferente da aparência do atual Android 11, abandonando o contraste e dando espaço para elementos translúcidos. Além disso, a atualização acrescenta ícones ao canto superior direito que deduram quando a câmera e o microfone estão em uso por algum aplicativo.

Apps do Google com novo visual

Por enquanto ainda não há informações sobre como essas alterações visuais serão traduzidas para os apps do Google. A abordagem do momento é um tanto distinta do que é apresentado atualmente, mas não é difícil visualizar a transformação: atualizações devem aproximar os aplicativos do visual mais sóbrio e simples do Material NEXT, com a nova paleta de cores, formato de ícones e disposição de botões.

Continua após a publicidade

No app nativo de câmera, por exemplo, as alterações se estendem por toda a interface do app. As opções sobre as capturas foram ocultadas da tela principal — que agora dispõe apenas da escolha do sensor e seleção do modo de captura. Na barra de notificações, o Google preservou a usabilidade, alterando exclusivamente a aparência, o que também aconteceu no menu de widgets e seção de configurações rápidas.

Temas dinâmicos no Android 12

Uma das mudanças mais chamativas é o aprimoramento dos temas dinâmicos. Conhecido pelos corredores do Google como “Monet”, o sistema será incluído no Android sob o nome de “Silk” e basicamente permitirá que a interface se adapte às cores proeminentes do papel de parede.

Continua após a publicidade

As capturas de tela reveladas pelo XDA Developers apresentam um mecanismo ainda mais robusto. O sistema parece se adaptar às cores que dominam o plano de fundo e ajustam as notificações de acordo com elas, seguindo um padrão ainda difícil de destinguir.

Android 12 mais amigável para mãos pequenas

De acordo com o 9to5 Google, a atualização do sistema operacional também introduzirá mudanças para o modo de "navegação em uma única mão". Atualmente, a abordagem adotada pelas fabricantes é de simplesmente reduzir os ícones e elementos da tela na diagonal; o Google, por sua vez, adotaria uma redução apenas vertical, contornando o uso de celulares mais "compridos".

Continua após a publicidade

Nesse caso, cada fabricante poderia otimizar a redução de tela da forma que preferir, mas deveria seguir os padrões ditados pelo Google. Além das mudanças visuais, a gigante incluiria alterações na automatização da ferramenta, como ativação automática com o Gboard ou durante o uso de algum app.

Quando chega o Android 12?

As imagens fornecidas pelo XDA Developers foram capturas anexadas a documentos enviados às parceiras do Google. Nesse caso, a companhia visa apresentar a próxima atualização visual da companhia e permitir que as fabricantes se adaptem às alterações do Android 12; entretanto, indica lançamento iminente das primeiras versões de testes — capada pela sobreposição do "Google Experience". Ainda assim, não deve demorar muito para as maiores novidades do SO chegarem à internet.

Fonte: 9to5 Google, XDA Developers (1, 2)