Publicidade

5 mudanças da One UI 7 que lembram o iOS

Por  • Editado por Bruno De Blasi |  • 

Compartilhe:
Ivo Meneghel Jr/Canaltech
Ivo Meneghel Jr/Canaltech

A One UI 7 conta com várias novidades que lembram o iOS. Além do Now Bar, a atualização trouxe novos gestos e outras alterações que se aproximam do sistema operacional da Apple para iPhone.

Mudanças da One UI 7 que lembram o iOS

A seguir, veja os detalhes das seguintes novidades da One UI 7 parecidas com os recursos do iOS, da Apple:

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade
  • Atividades ao vivo na tela de bloqueio;
  • Novo gesto para abrir a central de controle;
  • Mudanças no ícone de bateria;
  • Personalização de widgets e ícones de apps;
  • Controle de fones de ouvido.

1. Atividades ao vivo na tela de bloqueio

A One UI 7 introduziu um novo recurso bastante semelhante ao Live Activities do iPhone. A novidade, chamada de Now Bar, vai permitir que usuários confiram notificações importantes diretamente pela tela de bloqueio do celular — sem a necessidade de constantemente desbloquear o dispositivo para conferir os alertas. 

O novo recurso será exibido na parte inferior da tela e permitirá que usuários confiram suas atividades em apps de música, gravação e cronômetro, por exemplo. Segundo a fabricante, a expectativa é que a função seja aprimorada no futuro e transforme a experiência do usuário.

2. Novo gesto para abrir a central de controle

O novo menu de ações rápidas foi reformulado na One UI 7 e ficou mais próximo da Central de Controle do iOS. Na nova versão, os usuários poderão deslizar a tela para baixo a partir do canto direito para abrir o menu e acessar as principais configurações do aparelho. 

Já as notificações são acionadas ao posicionar o dedo no canto esquerdo e arrastá-lo para baixo. A ideia é que os novos gestos agilizem o processo para acessar as áreas do celular.

Continua após a publicidade

3. Mudanças no ícone de bateria

Outra novidade do sistema operacional da Samsung que já havia sido implementada pela Apple anteriormente é o aprimoramento no design do ícone de bateria.

Na One UI 7, o ícone centraliza a porcentagem da carga, como nas versões mais recentes do iOS. Anteriormente, a numeração de zero a cem era exibida ao lado do ícone de bateria, e não dentro.

4. Personalização de widgets e ícones de apps

Continua após a publicidade

Apesar de surgirem inicialmente no Android, os widgets também ganharam espaço no iPhone a partir do iOS 14 e, desde então, a Apple tem aprimorado os ícones. Além disso, a Maçã também tem liberado novas possibilidades de personalização dos ícones dos aplicativos, algo que, antes, era restrito ao Android. 

Mais recentemente, com o lançamento do iOS 18, a Apple liberou um ajuste que permite modificar o tamanho dos ícones dos aplicativos e remover o nomes dos apps — algo que também chegou aos celulares Samsung compatíveis com o lançamento da One UI 7, segundo o portal 9to5Google.

5. Controle de fones de ouvido

Outro ponto que chama atenção pela similaridade com o sistema da Apple é a nova integração da One UI 7 com os fones de ouvido da Samsung.

Continua após a publicidade

Assim como acontece com os AirPods, a funcionalidade vai permitir que usuários controlem o volume e os modos de uso dos Galaxy Buds através de um atalho, sem que seja necessário abrir o aplicativo dedicado ao acessório. 

Quais celulares vão receber a One UI 7? 

A Samsung não liberou oficialmente nenhuma lista de celulares que receberão o update, mas é esperado que o novo sistema operacional fique disponível para todos os celulares que foram anunciados durante o ano de 2024 e alguns modelos de gerações anteriores.

Continua após a publicidade

Confira uma lista dos modelos que podem ser beneficiados com o update:

Quando o One UI 7 será lançado?

A versão Beta do sistema operacional foi liberada em 5 de dezembro para a família Galaxy S24. A versão experimental do update teve lançamento limitado e, por enquanto, pode ser baixada apenas na Alemanha, Coreia do Sul, Estados Unidos, Índia, Polônia e Reino Unido.

Continua após a publicidade

A previsão da companhia é que a versão final do sistema operacional seja lançada globalmente no primeiro trimestre de 2025

Leia também:

VÍDEO: Galaxy S25: o que SABEMOS até AGORA!

Continua após a publicidade